20.3 C
Araçariguama
terça-feira, 04, jun/2024

Scrum: Saiba o que é e como aplicar a metodologia na sua empresa! – Jornal Contábil


O Scrum é um framework projetado para auxiliar equipes a trabalharem juntas com mais rapidez, e tem sido cada vez mais usado no meio corporativo.

Considerada a opção ideal para quem deseja tornar os projetos da empresa mais simples, essa metodologia possibilita a apresentação de propostas em um menor tempo, além de tornar as informações mais claras.

No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem esse método, e, por isso, podem ter dúvidas sobre como a ferramenta funciona.

Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre o Scrum, e saber qual a sua importância no universo corporativo, além dos principais benefícios que o seu negócio pode ter.

O que é a metodologia Scrum?

A metodologia Scrum é uma estrutura que auxilia equipes a gerenciarem, colaborarem e realizarem projetos complexos de forma prática e ágil.

Com um tipo de método que torna os processos de um planejamento mais claros e simples, devido à visibilidade dos registros, nesse sistema todos os participantes podem acompanhar todo o andamento de um projeto.

Ainda, com sistematização aplicada por meio de ciclos rápidos, os chamados sprints, esse sistema oferece funções, valores e diretrizes que ajudam uma empresa a interagir e se empenhar para resultados melhores.

Qual é a importância do Scrum para o universo corporativo?

O Scrum é fundamental para aumentar a produtividade de uma equipe, visto que ele possibilita a execução mais rápida e eficiente de projetos. 

Além disso, esse sistema também se encarrega para que todos estejam na posição correta dentro de um planejamento, e colabora para que todos os processos funcionem adequadamente.

Ainda, também consegue diminuir incertezas e promover a criatividade no trabalho de uma companhia, e sendo um alicerce para o aprendizado, que proporciona o sucesso de uma empresa.

Qual a diferença entre Scrum e Kanban?

Ao falar em Scrum, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre quais as diferenças com o Kanban, outro método parecido. Apesar deles estarem estreitamente ligados, cada um desempenha um papel único. 

O Scrum é um framework empírico fundado em 1995 que oferece desenvolvimento interativo para projetos complexos e adaptativos. Além disso, suas características incluem:

  • Foco no trabalho em equipe;
  • Implementações multidisciplinares que horizontaliza os times;
  • Remoção da hierarquia;
  • Ciclos rápidos de construção e aprendizado.

Enquanto isso, o Kanban é uma versão, adaptada em 2002, com objetivo de gerir atividades dentro de um fluxo de valor contínuo, e tem como foco:

  • Mapear e otimizar o fluxo de valores;
  • Não causar transformações no primeiro dia do seu uso;
  • Forte apelo visual;
  • Ciclo único de entregas contínuas. 

Assim, ambos desempenham funções diferentes em um processo de desenvolvimento, e podem ser usados juntos.

Onde a metodologia Scrum pode ser aplicada?

A metodologia Scrum pode ser aplicada em diferentes organizações que visam aprimorar os processos de gestão dos seus projetos.

Atualmente, segmentos que necessitam de agilidade, produtividade e organização, como, por exemplo, a área jurídica e de marketing, têm aplicado o método com eficiência.

Assim, se você está inserido em uma conjuntura com algum grau de incerteza, volatilidade e complexidade, o Scrum pode ser uma solução interessante.

Benefícios do Scrum no cotidiano

Implantar o Scrum no cotidiano de uma empresa torna os processos mais eficientes, o que também traz diversos benefícios para a empresa.

Além de criar um ambiente que favorece a colaboração e traz um aumento do retorno sobre um investimento, outras vantagens que se destacam são:

1. Simplificar tarefas complexas

Uma dos principais benefícios do Scrum é simplificar tarefas complexas, isso porque ele garante que os projetos sejam executados de forma ágil.

Ainda, o sistema organiza e ajusta as necessidades do processo com base nas informações obtidas durante as etapas de desenvolvimento. 

2. Criar uma sprint organizada 

Sprint é o nome dado para os ciclos de cada projeto, e pretende organizar e determinar as etapas de todas as tarefas que serão realizadas no processo.

Com duração média de 2 a 4 semanas, antes de começar um Sprint, a equipe realiza uma reunião de planejamento junto ao representante do cliente, e desse modo definem as tarefas, métodos e  os responsáveis pelo plano. O Scrum pode auxiliar nessa etapa.

3. Agilidade nos processos

Por contar com uma metodologia ágil, essa ferramenta permite eficiência nos processos e torna as reuniões mais rápidas, agregando tecnologia ao negócio. Com isso, a equipe pode usufruir de mais agilidade para realizar e concluir tarefas.

E com a possibilidade do time se reunir com mais frequência para trocar experiências e avaliar o que foi feito, o gestor pode ter mais qualidade nos resultados.

4. Aumento de produtividade do time

O aumento da produtividade do time é uma das grandes vantagens de utilizar a metodologia Scrum, uma vez que, ao permitir que todos colaborem, ele proporciona mais agilidade na distribuição das tarefas e resoluções.

Outro ponto importante é que, ao possibilitar a correção de erros de maneira orgânica, o sistema evita pausas para grandes reparos. Como consequência, resulta em menos desperdício de força e tempo, aumentando a produtividade da equipe.

Principais papéis dentro do Scrum

As equipes dos projetos geridos com a metodologia Scrum são compostas por três profissionais de papéis e responsabilidades diferentes.

Veja a seguir como funciona cada uma das funções: 

1. Product Owner

Product Owner (PO) representa o cliente e atua como o “dono do produto”, tendo maior influência e liderança sobre o objeto final do projeto.

Sendo o único responsável para decidir o que será feito e em qual a ordem de prioridade as tarefas serão executadas, também é função do PO comunicar aos envolvidos no planejamento uma visão geral do que o Scrum pretende alcançar com a proposta. 

2. Scrum master

O Scrum Master tem o papel de facilitar e ajudar a todos os envolvidos a entender e cumprir os valores, princípios e práticas de um planejamento. Para isso,  ele precisa desenvolver uma abordagem para proporcionar um melhor desempenho no projeto.

Encarregado de proteger a equipe e fazer a gestão de todas as etapas, normalmente quem recebe essa função deve fazer melhorias no uso da ferramenta.

3. Time Scrum

Este grupo inclui todos os que trabalham no sprint. Desse modo, os membros da equipe devem ter organização e colaborarem para atingirem a meta, além de auxiliarem na melhoria contínua do Scrum.

Com cargos e funções delineadas, a equipe multidisciplinar é responsável pela concepção, construção e todos os testes finais para entrega do projeto. 

Quando vale a pena aplicar a metodologia Scrum dentro da empresa? 

Vale a pena aplicar a metodologia Scrum dentro de uma empresa quando o gestor deseja melhorar os processos internos e o fluxo de trabalho nos seus projetos, trazendo inovação para a companhia.

Com vantagens como aprimoramento na produtividade, essa ferramenta permite contar com mais criatividade e fluidez nos processos, pois  ela é considerada uma metodologia ágil.

Ideal para quem busca avanços contínuos, ou para quem deseja focar na satisfação do cliente, esse sistema proporciona boa integração e mais comprometimento de cada membro da equipe junto ao projeto.

Assim, pode ser interessante considerar a possibilidade de aplicar a metodologia Scrum dentro da sua empresa.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como implementar metodologias para gerir o seu negócio e ter sucesso, veja mais informações no Blog da Facilite e tire todas as suas dúvidas com uma equipe especializada! 

Ficou com dúvidas, ou precisa de assessoria contábil para sua empresa? Fale com um de nossos especialistas!

Original de Facilite



Source link

ÚLTIMAS
outras notícias