20.2 C
Araçariguama
segunda-feira, 23, jun/2025

Dólar volta a subir com possibilidade de Haddad no Ministério da Economia


Nesta segunda-feira (7), o dólar à vista voltou a subir em relação ao real, assim interrompendo a sequência de seis dias seguidos de queda nos horários de negociações na bolsa. O motivo seria o provável nome de Fernando Haddad para assumir o Ministério da Fazenda no governo Lula, movimento esse que não teria agradado o mercado doméstico.


Mercado oscila enquanto aguarda a definição dos nomes para os Ministérios. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Com a reprovação mostrada nas bolsas de valores, a moeda estadunidense acabou disparando. O aumentou chegou perto de 2,4% frente ao real e terminou a cotação praticamente na máxima do dia, a R$ 5,17 para venda. Aliás, o contrato futuro que vence em dezembro deste ano também subiu mais de 2%, chegando em R$ 5,19. Enquanto isso, o Dollar Index teve uma queda de 0,6%, aos 110,1 pontos, num sinal de enfraquecimento do dólar ante seus principais pares.

O mais novo cotado para assumir o Ministério da Economia, Fernando Haddad já foi prefeito de São Paulo, e concorreu nas últimas eleições para o governo do estado, mas foi derrotado por Tarcísio Freitas (Republicanos) no segundo turno. Ele também é ex-ministro da Educação do governo Lula. Por isso, o sócio de uma corretora local diz que o petista não é visto com bons olhos, estressando os ativos locais por não ser próximo do mercado e ser considerado “um nome político“.

O Haddad seria um bom nome para ocupar o Ministério da Casa Civil ou da Educação, novamente. Para a Fazenda ou Economia, não. Seria melhor um nome de mercado ou que o mercado aprove“, disse o corretor. A expectativa dos acionistas seria que um nome com mais experiência na área assumisse a pasta no governo.


Acionistas esperam um nome mais próximo da economia para a Fazenda. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Rafael Passos, sócio analista da Ajax Asset, disse que o mercado “comprou muito forte o nome de [Henrique] Meirelles” para comandar a Fazenda, mas segue na expectativa de que o nome dele seja confirmado. “Nomes que surgiram hoje, como o Haddad, deram esse susto nos investidores e refletiu na alta do dólar“, contou o empresário. 

Pode até ser que o ministro seja um nome político, mas o mais relevante é ter uma equipe técnica mais firme. O mercado deve oscilar até ter, de fato, a definição dos nomes”, disse Passos. Um dos nomes cogitados para assumir a pasta há algumas semanas, Henrique Meirelles foi o ministro da Fazenda no governo de Michel Temer e ex-presidente do Banco Central (BC) nos dois governos de Lula. 

Foto destaque: Nome de Fernando Haddad, do PT, não agrada o mercado. Reprodução/ Twitter.





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.