21.7 C
Araçariguama
sexta-feira, 25, abr/2025

Presidente socialista do Peru é alvo de protestos


Uma multidão foi às ruas exigir a renúncia do presidente do Peru, Pedro Castillo, acusado de corrupção. No sábado 5, os manifestantes ocuparam a Avenida da Emancipação, principal via da capital, Lima. Outras cidades também registraram atos contra o socialista, entre elas, Piura, Chiclayo e Cusco.

“Estamos aqui representando milhões de peruanos”, disse Carola Suarez, uma das manifestantes, à agência de notícias AFP. “O Peru não aguenta mais. Estamos à beira de um precipício. Economicamente, tudo estagnou.”

Os protestos ocorreram 15 dias depois da chegada de uma comissão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que busca analisar a situação política do país em crise.

Manifestantes não querem “governo corrupto” do presidente do Peru

Em 12 de outubro, o Ministério Público do Peru apresentou uma acusação contra Castillo. Ele é acusado de integrar uma facção criminosa, tráfico de influência e conluio. No total, o socialista responde a seis investigações.

Durante um pronunciamento no mesmo dia dos protestos, Castillo afirmou que as acusações são “perseguição”, e que sua família não está envolvida em crimes. Para o líder de esquerda, seus opositores são “inimigos do povo”.

O presidente do Peru descartou renunciar.

Mobilização dos órgãos nacionais

A Polícia Nacional do Peru foi convocada para conter as manifestações. No entanto, informou em sua conta oficial no Twitter que o protesto é “ordeiro” e um “direito de cidadão”.

A Defensoria Pública do Peru pediu que a polícia conduzisse “uso racional” do gás lacrimogênio. “Evitem o uso de cavalos em mobilizações e protestos conforme determinação do Poder Judiciário”, orientou o órgão.





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.