“A arte imita a vida”, essa frase resume bem o anúncio que o emblemático “vestido da vingança” estará sendo retratado na última temporada da série “The Crown.” A peça foi usada pela falecida Lady Di em um evento no dia 29 de junho de 1994, data essa que ficou marcada com a declaração do príncipe Charles assumindo que traiu a sua então esposa, Diana de Gales.
Conheça o contexto onde o “vestido da vingança” está inserido
A grande maioria dos ingleses já suspeitavam que a união entre o príncipe Charles – atual rei, desde o falecimento de sua mãe, rainha Elizabeth II, em setembro deste ano – e a princesa de Gales não ia bem. Uma vez que, os tabloides britânicos estavam constantemente alimentando a teoria.
Porém, a confirmação veio quando o príncipe Charles declarou ao documentário disponibilizado pelo canal inglês ITN, para 13 milhões de telespectadores, a confirmação de sua traição; visto que, quando questionado se era fiel á esposa, o monarca respondeu: “Sim, com certeza! Até que ele [o casamento] se desfez irremediavelmente”.
Atual rei britânico assume que traiu Lady Di em seu documentário “Charles: The Private Man, the Public Role.” (Foto: Reprodução/Neil Bernnett)
A informação teve um impacto mundial, visto que a família real britânica é considerada de grande influência e inspiração ao redor do mundo. E para complementar, Lady Di precisava comparecer à festa da revista Vanity Fair na Serpentine Gallery, em Londres, no mesmo dia.
“Vestido da vingança” é usado por princesa Diana como sinônimo de liberdade
Então, para marcar presença no evento, a princesa Diana resolveu apostar em um look, que estava parado em seu guarda-roupa há três anos, visto que a peça era considerada muito sensual e até mesmo fúnebre para um membro da monarquia britânica.
O outifit em questão se tratava de um vestido preto com decote de ombro a ombro, com modelagem justa e saia acima do joelho. A peça foi desenvolvida pela estilista Christina Stambolian e, segundo a ex-editora da Vogue britânica, Anna Harvey, que trabalhou com a stylist, a escolha de vestuário foi estratégica: “Diana queria parecer um milhão de dólares. E ela fez!”
“Vestido da Vingança” é usado pela princesa de Gales após seu então marido assumir traição. (Foto: Reprodução/Tim Graham)
No dia seguinte a celebração, as fotos da princesa de Gales estampava as capas de inúmeros jornais e revistas. Sobre o visual usado, o The Sun pontuou que: “A vingança é chique. Lady Di ontem à noite mostrou a Charles o que está perdendo”. Sendo assim, o look foi batizado de “vestido da vingança”, em vista do contexto histórico e conjugal onde foi usado.
Peça histórica será retratada na série The Crown
Para ter a oportunidade de reproduzir o vestido, a figurinista da série, Amy Roberts, pediu autorização prévia á Christina Stambolian. Quem usará a peça icônica será a atriz Elizabeth Debicki, responsável por retratar a Lady Di na nova fase da série da Netflix.
Confira o trailer da quinta temporada da série “The Crown”, que será lançada essa quinta-feira (9). (Vídeo: Reprodução/Youtube)
Vale ressaltar que a produção já conquistou o Emmy de Melhor Figurino pela sua atenção ao reproduzir as roupas usadas em vida real. Por exemplo, para retratar a cena do casamento de Charles e Diana, a equipe precisou de mais de 7 metros de tecido tafetá.
Além disso, a quinta temporada da série tem estreia global marcada para essa quinta-feira (9), no serviço de streaming e seu enredo irá focar nas intrigas familiares e na política da década de 1990.
Foto Destaque: Lady Di e atriz Elizabeth Debicki usam o emblemático “Vestido da Vingança”. Reprodução/Jayne Fincher/Netflix