O Windows Defender é o principal software de defesa do sistema operacional da Microsoft. Ele serve para remover malware, trojan, spyware e adware instalados no computador, além de prevenir que outros softwares perigosos modifiquem configurações dos navegadores ou do próprio PC.
Caso o programa seja desativado e você não tenha um bom antivírus para proteger seu Windows, o seu computador pode estar em risco. Por isso é sempre bom manter o antivírus da Microsoft ativo, mesmo se você tiver um segundo antivírus.
No Windows 10 e 11, o Windows Defender vem ativado automaticamente, mas por algum motivo ele pode acabar sendo desativado. Para descobrir como reativa-lo nessas versões do sistema operacional, veja as instruções abaixo:
Como ativar o Windows Defender
- Abra o menu Iniciar e vá em “Configurações”;
- Entre em “Atualização e Segurança”;
- No menu lateral à esquerda, clique em “Segurança do Windows”;
- Clique em “Firewall e proteção de rede”;
- Selecione “Rede do domínio”, “Rede privada” ou “Rede pública”;
- Marque a chave “Desativado”.
Pronto. O Windows Defender estará ativo em seu computador.
Outras questões sobre o Windows Defender
Posso desativar o Windows Defender?
Você pode desativar o programa quando quiser, entretanto, isso não é uma ação recomendada, principalmente se você não tiver outro antivírus instalado em seu computador.
Isso porque, como dito anteriormente, pode colocar em risco sua máquina, sem um antivírus ela estará vulnerável ao ataque de hackers e a todos os tipos de vírus que podem ser encontrados através da internet.
Posso usar outro antivírus, mesmo tendo o Windows Defender?
Sim é possível, o Windows Defender é apenas o antivírus nativo da Microsoft, e ele pode funcionar em paralelo com qualquer outro antivírus seguro que esteja instalado no dispositivo.