A Meta, dona Facebook, do Instagram e do WhatsApp, anunciou que vai deixar o seu principal escritório no Brasil, localizado em São Paulo, como uma medida de contenção de gastos. A companhia vai desocupar a Infinity Tower, prédio no bairro do Itaim, que abriga também os escritórios de outras empresas de tecnologia. A Meta estava no local desde setembro de 2012, ano da inauguração do prédio.
Com a mudança, a dona do Facebook permanecerá apenas com escritórios no edifício B32, localizado na Avenida Faria Lima, também no bairro do Itaim. Desde 2020, a companhia aluga o espaço. Internamente, o anúncio da mudança foi feito no fim de outubro, segundo informou o jornal Estado de S. Paulo.
Em nota, a Meta destacou que “temos novos tipos de perfis de trabalho, incluindo remoto, híbrido e com presença no escritório durante toda a semana”. “Para manter uma utilização eficiente dos espaços, desde outubro também estamos otimizando a ocupação de nossos escritórios em alguns locais, incluindo São Paulo.”
Companhia anunciou demissão em massa
O Grupo Meta informou nesta quarta-feira, 9, que vai demitir 11 mil funcionários, o que corresponde a 13% da equipe, de 86 mil pessoas. É a primeira reestruturação da empresa para lidar com um mercado de anúncios digitais em queda.
Em uma mensagem à equipe, o presidente-executivo do Grupo Meta, Mark Zuckerberg, disse que a empresa cortaria funcionários em todos os seus negócios e que reduziria o espaço utilizado para o trabalho, além de parar as contratações até o primeiro trimestre de 2023.
“Este é um momento triste, e não há como contornar isso”, escreveu Zuckerberg, acrescentando que estava errado ao supor que um aumento na atividade on-line durante a pandemia continuaria. “A desaceleração macroeconômica e o aumento da concorrência fizeram com que nossa receita fosse muito menor do que eu esperava. Eu errei e assumo a responsabilidade”, completou.
Leia também: “Sob o domínio das big techs“ reportagem de Cristyan Costa publicada na edição 87 da Revista Oeste