17.1 C
Araçariguama
quinta-feira, 12, jun/2025

Vacinação será desafio e prioridade do novo governo, diz Alexandre Padilha – Notícias



O deputado Alexandre Padilha (PT-SP), um dos integrantes do grupo que vai discutir soluções para a saúde durante o governo de transição, disse nesta quarta-feira (9) que uma das prioridades da área será recuperar a cobertura de vacinação no país. “O Zé Gotinha vai voltar e vai ser respeitado pelo presidente e pelo próximo ministro da Saúde”, disse.


A primeira reunião da equipe da saúde está marcada para esta quinta-feira (10) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do governo de transição. Segundo Padilha, a meta da equipe vai ser produzir um diagnóstico detalhado dos gargalos no país.


“Vamos dialogar com outros especialistas, com estados e municípios, para fazer um bom diagnóstico da gravidade da situação da saúde no país para que o governo que assume a partir de 2023 possa tomar as medidas, o mais rápido possível, para a gente recuperar a vacinação, reduzir o tempo de espera em filas por cirurgias, voltar a ter médicos para a população e voltar a ter medicamentos”, afirmou.








Ex-ministro







Padilha é médico e foi ministro da Saúde no primeiro governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre 2011 e 2014. Ele participa do governo de transição ao lado de nomes como o senador Humberto Costa (PT-PE) e o ex-ministro José Gomes Temporão.


O médico infectologista David Uip também faria parte do time, mas acabou recusando o convite por motivos pessoais. “Inclusive, quero me solidarizar com o Uip. Ele não aceitou por problemas estritamente pessoais, mas deixou claro que vai colaborar [com o governo de transição]”, disse Padilha.



O ex-ministro também comentou que o relatório da CPI da Covid, finalizada em outubro de 2021, deve ser usado pela equipe de transição como uma ferramenta para construir políticas para a área da Saúde.


“Eu sinto um movimento muito importante no Brasill, de querer reerger a saúde. A gente já recebeu membros da coordenação, recebemos documentos também e, certamente, vamos organizar o calendário para dialogar com entidades.” 



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.