17.7 C
Araçariguama
quarta-feira, 12, jun/2024

Cadastro Único: prazo para atualização de dados termina nesta sexta-feira – Jornal Contábil


Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), atualizarem seus dados. O prazo foi prorrogado devido às grandes filas que têm sido formadas em Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de todo o país.

Para esta revisão, foram convocadas pelo Ministério da Cidadania apenas as famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017. Já nos próximos anos serão convocadas as famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019.

Leia também: INSS: posso me aposentar com a idade de 57 anos e 20 anos de contribuição?

Em nota, o Ministério informou que a atualização de dados devem ser realizadas a cada dois anos.

“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social  ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.” 

Todas as pessoas beneficiadas com o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem, deverão atualizar os dados no CadÚnico.

Como se inscrever no Cadastro Único para receber benefícios do Governo

O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no CadÚnico, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Foi criado, um aplicativo do Cadastro Único, em março deste ano. O novo canal possibilita o pré-cadastro para aqueles que não estão cadastrados e desejam se cadastrar. É uma etapa inicial para sua família ser incluída no Cadastro Único, mas será necessário comparecer a um posto de atendimento do Cadastro Único no seu município no prazo de 240 dias para confirmar e complementar os dados da família.

Leia Também: MEI tem prazo prorrogado até abril para se adaptar a nova NFS-e padrão

Pré-Cadastro

Se você não estiver cadastrado no CadÚnico, poderá fazer um pré-cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web. Através do Pré-Cadastro, você vai poder informar os seus dados mais importantes. 

O Pré-Cadastro permite que o cidadão já informe dados importantes para o seu cadastro. Após enviar o Pré-Cadastro, o usuário tem 240 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos de identificação obrigatórios das pessoas da família e complementar outros que sejam essenciais.



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias