De acordo com os dados da Cebraspe, que é organizadora da seleção, O concurso do INSS será muito concorrido. Ao todo, foram mais de 1 milhão de inscritos para as mil vagas para o cargo de técnico do seguro social. O número é distribuído entre três categorias, são elas: a ampla concorrência, que terá 702 vagas; a de pessoas com deficiência, que terá 98 vagas; e para candidatos negros, que terá 200 vagas. Todas elas são distribuídas em 97 gerências no país.
Dos 1.023.494 candidatos inscritos, 8.534 concorrem pela ampla concorrência de São Paulo, que é a cidade com mais inscrições, seguida do Distrito Federal com 7.599 candidatos.
Concurso do INSS 2022
O último processo seletivo do INSS aconteceu em 2015 e contou com 1.087.804 candidatos, um número superior ao deste ano. A quantidade de oportunidades em 2015 era menor. Apenas 950 para o mesmo cargo disputado agora. Diante desses dados, o governo esperava que este ano as inscrições batessem 1,5 milhão.
Outra diferença percebida neste concurso é que os candidatos não podem mais escolher em qual agência do INSS desejam concorrer a uma vaga. Em 2015, as pessoas podiam apontar previamente onde desejariam trabalhar, mas no momento só poderão escolher a gerência. Neste caso, os aprovados serão convocados para escolher seu posto por ordem de classificação.
Mesmo não superando as expectativas do governo, as inscrições foram muitas. Não é para menos que o site da Cebraspe ficou fora do ar, causando dificuldade na hora da inscrição. Devido a esse problema, a organizadora chegou a prorrogar o processo em um dia.
Na última terça-feira, 8, a lista com os concorrentes das vagas para pessoas com deficiência foi divulgada e ainda pode ser conferida no site da Cebraspe. Todas as regiões do país oferecem oportunidades. As vagas foram distribuídas conforme o déficit de servidores. O cargo demanda uma jornada de 40 horas semanais. O salário pago é de R$ 5.905,79. A exigência de escolaridade para o cargo de técnico do seguro social é de apenas o Ensino Médio.
As últimas duas edições de concursos do INSS foram organizadas pela Cebraspe. A prova é composta por 120 questões de múltipla escolha, sendo 50 de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos. Nessa banca, cada resposta errada anula uma certa. A seleção ainda conta com uma etapa presencial que configura 180 horas de treinamento. Ela tem caráter eliminatório. Nesse período, os candidatos receberão metade do salário.
Mesmo com tantas vagas disponíveis, o instituto segue com um déficit grande de servidores. Para diminuir a fila de espera dos benefícios e o sistema funcionar como deveria, o ideal seria a contratação de 23 mil novos funcionários.