O grupo extremista Talibã proibiu as mulheres de visitar todos os parques e frequentar academias em Cabul, a capital do Afeganistão. A decisão exclui as mulheres ainda mais da vida pública no país.
O Ministério da Virtude e do Vício informou na quinta-feira 10 que as leis islâmicas não estavam sendo seguidas nesses locais, por isso, gerentes de parques e academias na capital foram instruídos a não permitir a entrada de mulheres.
Até então, sob as regras do regime, as mulheres podiam visitar os parques três dias por semana e os homens nos quatro restantes. Agora, as mulheres não serão permitidas, mesmo que acompanhadas de parentes do sexo masculino. “A restrição é para todas as mulheres”, disse Mohammed Akif, porta-voz do ministério à BBC.
Sob o regime do Talibã, no poder desde agosto de 2021, as mulheres no Afeganistão foram submetidas a uma série de restrições às suas liberdades.
Elas são impedidas de fazer viagens de longa distância sem um acompanhante masculino. As adolescentes não podem frequentar a escola. Embora algumas mulheres ainda trabalhem em setores como saúde e educação, a maioria foi instruída a não trabalhar depois que o Talibã voltou ao poder.