O Twitter disse nesta sexta-feira (11) que restabeleceu o selo oficial dado a algumas contas, dias após removê-lo, enquanto vários usuários afirmaram que a nova opção de assinatura de 8 dólares (R$ 42,51) para o ícone de verificação azul desapareceu.
A medida segue um aumento de contas falsas na plataforma depois que o novo chefe Elon Musk permitiu que os usuários pagassem 8 dólares pelo cobiçado selo azul que antes era reservado para contas verificadas de políticos, atores e outras personalidades importantes.
Contas falsas de grandes marcas surgiram com selo de verificação azul, incluindo Tesla e SpaceX, de Musk, Eli Lilly, Nestlé e Lockheed Martin.
“Para combatermos a falsificação de identidade, adicionamos um rótulo oficial a algumas contas”, escreveu o Twitter. Na quarta-feira (9), Musk tuitou que havia “matado” o novo selo, poucas horas depois de lançá-lo.
Enquanto isso, vários usuários disseram que a opção de se inscrever no Twitter Blue, o serviço de assinatura de 8 dólares que vem com verificação de carrapato azul, havia desaparecido.
O Twitter não respondeu a um pedido de comentário.
“Verificados com a API do Twitter (interface de programação de aplicativos), e a compra no aplicativo para o Twitter Blue Verified não está mais listada para produção”, disse a pesquisadora de aplicativos Jane Manchun Wong em um tuíte.
Musk havia dito no domingo que os usuários do Twitter que se engajassem em falsificação de identidade sem especificá-la claramente como uma conta de “paródia” seriam suspensos permanentemente sem aviso.
LEIA ABAIXO: Mais privacidade? Saiba como dificultar a localização de seu perfil no Twitter
Copyright © Thomson Reuters.