21.7 C
Araçariguama
sexta-feira, 25, abr/2025

Twitter: fake verificado promete insulina grátis e movimenta mercado


As alterações no sistema de verificação de contas do Twitter, implementadas por Elon Musk, têm levado ao surgimento de vários perfis falsos se passando por celebridades e empresas na rede social, enganando usuários e causando problemas. Uma das vítimas dos trolls foi a farmacêutica Eli Lilly, que teve um grande movimento no preço de suas ações após uma postagem falsa envolvendo o preço da insulina.

Na quinta-feira (10), alguém que comprou o selo verificado criou um perfil supostamente pertencente à gigante do setor de saúde e postou uma mensagem afirmando que a insulina fabricada pela companhia seria distribuída gratuitamente. É válido destacar que há uma discussão sobre o preço da substância nos Estados Unidos.

Em cerca de quatro horas no ar, o tweet com informações falsas recebeu mais de 12 mil curtidas e cerca de 1,8 mil retweets, até que o acesso à conta se tornou restrito. Algumas horas depois, mais um perfil se passando pela corporação apareceu, pedindo desculpas pelo farsante anterior, negando a gratuidade e afirmando que o produto iria custar US$ 400.

A mensagem com informação falsa já foi excluída do Twitter.A mensagem com informação falsa já foi excluída do Twitter.Fonte:  Business Insider/Reprodução 

“Podemos fazer isso sempre que quisermos e não há nada que você possa fazer”, escreveu em tom desafiador o segundo troll, cujo perfil, agora suspenso, também tinha o selo azul e uma imagem da Eli Lilly. Além da farmacêutica, marcas como Nintendo e Valve também receberam seus “fakes verificados”.

Logo após as publicações falsas, o preço das ações da farmacêutica despencou, como é possível ver no gráfico compilado pelo Google Finanças. Além disso, a empresa virou alvo de críticas por usuários do Twitter nos Estados Unidos devido ao alto preço do medicamento no país.

Fonte:  Google Finanças 

Musk promete punir farsantes

Com o uso indevido do serviço de assinatura do Twitter, o novo proprietário do microblog prometeu banir as contas que fingirem ser outras pessoas ou empresas e não deixarem claro se tratar de um perfil de paródia. Uma forma de distinguir as contas reais é verificar a presença do selo “Oficial” no perfil.

Já a Eli Lilly usou seu perfil verdadeiro para pedir desculpas pelas mensagens enganosas envolvendo a marca. Quanto ao preço do produto utilizado pelas pessoas com diabetes e outras doenças, o valor real do frasco nos EUA é de US$ 82,41, segundo o Business Insider.





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.