A Microsoft decidiu suspender temporariamente a atualização do Windows 11 22H2, na sexta-feira (11), depois que usuários reclamaram de problemas em jogos e apps ao instalar a nova compilação em seus PCs. O update havia sido disponibilizado para o público em geral no final de outubro.
Conforme os relatos, a instalação da versão 22H2 da nova geração do Windows levou a taxas de quadros lentas, lag e instabilidade ao rodar games no computador, além de causar a subutilização da CPU, especificamente nas máquinas com placas de vídeo NVIDIA GeForce. As dificuldades também podem aparecer ao executar determinados programas.
Em comunicado, a gigante de Redmond explicou que os contratempos enfrentados por alguns usuários têm a ver com um bug de software. Ao abrir jogos e apps que dependem da GPU, recursos de depuração são acionados indevidamente, causando a redução de desempenho notada por algumas pessoas.
Jogadores podem enfrentar lentidão e outros erros após a atualização.Fonte: Shutterstock
Por causa disso, a Microsoft optou por pausar a atualização para o Windows 11 22H2, até que o erro seja corrigido, evitando que novos usuários sejam impactados. Dessa forma, quem ainda não baixou a compilação só poderá encontrá-la no Windows Update após a finalização do problema.
E quem já instalou?
Considerada a principal atualização do Windows 11 em 2022, a versão 22H2 do sistema da Microsoft inclui diversas novidades, como a criação de pastas de apps no menu Iniciar, o controle inteligente de programas e o novo gerenciador de tarefas. Legendas em tempo real e mais recursos de acessibilidade também estão entre as adições.
De olho nas novidades, muitas pessoas já atualizaram o computador para esta edição do sistema e podem enfrentar os problemas citados ao abrir jogos e apps. Neste caso, a recomendação é baixar o software GeForce Experience, da NVIDIA, que traz correções para os erros de delay e CPU.
Por sua vez, a dona do Windows afirmou que está trabalhando em uma solução para o bug, devendo lançar uma nova atualização em breve. No entanto, a big tech não informou uma data exata para disponibilizar a correção.