22.1 C
Araçariguama
sexta-feira, 28, mar/2025

Protesto ‘pelo sistema de saúde’ reúne 200 mil em Madri –


Pelo menos 200 mil pessoas se reuniram neste domingo, 13, em Madri, na Espanha, para protestar contra os cortes na saúde pública. Essa é uma das mobilizações mais massivas dos últimos anos na capital espanhola.

Sob o lema “Madri se manifesta a favor da saúde pública e contra os planos de destruição dos serviços de cuidados primários”, os manifestantes convergiram de quatro pontos diferentes da cidade para se dirigirem à Câmara Municipal, na emblemática Praça de Cibeles.

A marcha, em defesa de “uma saúde 100% pública, universal e de qualidade”, foi convocada por sindicatos e diferentes grupos sociais, contra a política de saúde do governo regional de Isabel Díaz Ayuso, do Partido Popular (PP).

Os protestantes alegam que não estão apenas defendendo o direito à saúde pública, mas também o direito a uma sociedade mais justa e democrática.

De acordo com os sindicatos, a atenção básica na região de Madri está sob grande pressão há anos, por falta de recursos e má gestão.

Díaz Ayuso, uma das figuras emergentes do PP que obteve maioria absoluta nas eleições regionais de Madri em maio de 2021, anunciou que quer implantar a telemedicina, além de promover o papel dos enfermeiros na resolução de problemas de saúde na região de Madri, a mais rica de Espanha.





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.