20.2 C
Araçariguama
segunda-feira, 23, jun/2025

Saiba onde as urnas eletrônicas ficam guardadas após as eleições – Notícias



Após o fim do segundo turno, no último dia 30, as 577.125 urnas eletrônicas utilizadas pelos brasileiros foram devolvidas à Justiça Eleitoral. Os equipamentos estão armazenados em depósitos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 26 estados e do Distrito Federal.


De acordo com o TSE, o país tem ao menos 1.100 locais diferentes para abrigar as urnas, a maioria de responsabilidade dos TREs.



“Algumas unidades da Federação escolhem um local centralizado, isto é, um único depósito. Outras, por sua vez, trabalham com o que chamamos de polos, que são depósitos distribuídos por estado. Há ainda os lugares que denominamos descentralizados, onde as urnas são guardadas nos próprios cartórios eleitorais”, detalha o coordenador de tecnologia eleitoral do TSE, Rafael Azevedo.


O edifício-sede do TSE também armazena os aparelhos. De acordo com a corte, cerca de 15 mil urnas ficam guardadas em um galpão, que conta com estantes empilhadeiras para acomodar os equipamentos de forma organizada. A entrada foi projetada para receber carretas, a fim de facilitar o transporte dos aparelhos.










Reserva técnica









O depósito do TSE guarda ainda uma reserva técnica de urnas que podem ser usadas para substituir outras em casos especiais, como sinistros em locais de armazenamento e outros imprevistos nos TREs. Segundo a corte, o espaço é ventilado para a renovação do ar para os depósitos, mecanismo que ajuda a preservar os componentes eletrônicos das urnas.



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.