A Qualcomm anunciou, nesta quarta-feira (16), durante o evento Snapdragon Summit, o Snapdragon AR2 Gen 1, novo chipset de realidade aumentada (RA) que tem 4 nanômetros (nm). O dispositivo será o primeiro feito especificamente para RA do mundo.
De acordo com a empresa, a peça tem uma arquitetura multi-chip que proporciona um consumo de energia 50% menor, ocupa um espaço 40% menor e tem um desempenho de Inteligência Artificial 2,5x melhor, tudo em comparação com a plataforma Wireless AR Smart Viewer, que utiliza o Snapdragon XR2.
O Snapdragon AR2 Gen 1 será voltado para óculos RA de “alto desempenho” e as configurações dele permitem “experiências RA ricas em óculos que podem ser usados confortavelmente por longos períodos de tempo e atendem às demandas de consumidores e corporativas”, segundo a empresa. Um dos usos dos equipamentos será o metaverso, inclusive.
A arquitetura multi-chip faz com que o processamento seja feito nos dois lados do óculos. Com as peças distribuídas por todo o óculos, a promessa é de um melhor equilíbrio de peso e largura menor, tudo para criar “experiências mais imersivas”.
O Snapdragon AR2 Gen 1, que integra a plataforma de realidade estendida (XR) da Qualcomm, utiliza o sistema Qualcomm FastConnect 7800 com Wi-Fi 7, resultando em latência de menos de 2 ms entre o óculos RA e o smartphone ou outro dispositivo. A promessa é que o dispositivo chegue a velocidades de 5.8 Gbps.
O chip será otimizado para a plataforma Snapdragon Spaces Ready, voltada para desenvolvimento de soluções de aplicativos e jogos em AR, e já está sendo utilizado na fabricação de dispositivos de marcas como Lenovo, LG, Nreal, Oppo, Pico, Sharp, TCL e Xiaomi. Os primeiros produtos com a tecnologia embarcada ainda não têm data para chegar ao mercado, porém.