A atual crise no Twitter, que pode ter perdido diversos funcionários na noite de ontem (17), gerou rumores sobre o fim da rede social. Enquanto alguns usuários estão lamentando o possível encerramento da plataforma com hashtags como #RIPTwitter, uma onda de memes também pode ser vista na plataforma, incluindo posts de até mesmo Elon Musk, o novo dono do serviço.
Na manhã desta sexta-feira (18), Elon Musk fez diversas publicações sobre o possível fim da rede social. Além de ter dito que a plataforma bateu um novo recorde de usuários, mas sem mencionar números, o bilionário fez memes envolvendo a situação, como um “enterro” do Twitter.
Fonte: Twitter/Elon Musk
Enquanto isso, usuários da rede social continuaram repercutindo a possível morte da rede social, após a plataforma apresentar instabilidades durante a madrugada, segundo relatos publicados no DownDetector.
Na manhã desta sexta-feira (18), um dos assuntos mais comentados na rede social era a substituição da rede social, com o tópico “Twitter 2”. Enquanto alguns usuários já estão tentando aprender como o Mastodon funciona, outras pessoas temem que plataformas como o Instagram acabem substituindo o microblog em um eventual apocalipse.
Eu nesse momento se o Twitter acabar:
Twitter 2#RIPTwitter pic.twitter.com/IAhRDlWsmn— David ??????? (@David_gremista_) November 18, 2022
Se o twitter 2 for o instagram eu jogo fora meu celular e vou morar no meio do mato
— Miri (@miri_mirielli) November 18, 2022
Rivais entram na onda do fim do Twitter, mas sofrem
Plataformas rivais do Twitter também aproveitaram o clima de velório do Twitter para lançar memes e divulgar serviços. Enquanto a plataforma de newsletters Substack simplesmente aproveitou a ocasião para divulgar que possui uma ferramenta de integração com o microblog, o Tumblr foi além.
A plataforma de sites passou grande parte da madrugada publicando sobre o possível fim do Twitter, muitas vezes com um tom depreciativo. Em um dos memes, a companhia recebeu os novos usuários dizendo que eles são “traidores”, pois abandonaram a plataforma antigamente — o banimento de conteúdos de nudez fez o app perder muitos usuários.
https://t.co/ixbAwSlMkB pic.twitter.com/GSVh3IbZkT
— tumblr dot com the website and app (@tumblr) November 18, 2022
A chegada de novas pessoas no Tumblr balançou a estrutura da rede social, que ficou instável durante a madrugada. Também no Twitter, a empresa disse que já estava resolvendo as oscilações, após “12 novas pessoas” entrarem na plataforma.
Além do Tumblr, outra rede social que apresentou instabilidades foi o Mastodon. A plataforma descentralizada teve um salto de usuários durante a madrugada, com servidores populares apresentando instabilidades.
Atualmente, a rede social está beirando os 2 milhões de usuários ativos mensais, de acordo com dados públicos no site de servidores do Mastodon.