Em busca do título do Campeonato Brasileiro Sub-17 2022, Grêmio x Palmeiras se enfrentaram nesta quinta-feira (17), às 21h30, na Arena, na final em jogo único do torneio nacional. Finalista após uma grande campanha, o Imortal buscava o primeiro título da sua história na competição sub-17, mas acabou sendo derrotado por 2 a 1, de virada, para o Verdão.
Após um primeiro morno, os gols acabaram saindo no segundo tempo. Enquanto Jefinho abriu o placar para o Imortal, Gabriel Vareta e Luis Guilherme viraram para o Palmeiras, que ficou com o título.
Primeiro tempo morno teve poucas chances do Grêmio
A primeira etapa começou com o Palmeiras, mesmo fora de casa, criando as melhores oportunidades. Com Luis Guilherme e Estêvão, o Verdão incomodou os laterais do Grêmio e levou perigo ao gol de Cássio. No entanto, após alguns minutos, o Tricolor se encontrou na partida e com Kauan Kelvin e Jefinho criou algumas chances para a equipe gremista.
No final do primeiro tempo, quando o confronto estava se encaminhando para o intervalo, ainda houve um pedido de pênalti por parte do Imortal. Após boa jogada, Viery cruzou na área para o centroavante Caniggia, que caiu pedindo a falta. Porém, o assistente já havia marcado impedimento, anulando a investida tricolor.
Gols saíram na etapa final da partida
Apesar de começar lento como no primeiro tempo, o Grêmio encontrou o seu gol logo aos 10 minutos, após um chutaço de fora da área do meia Jefinho. Poucos minutos depois do Imortal abrir o placar, o jogador palmeirense Gilberto cruzou na área e Gabriel Vareta finalizou de cabeça para deixar tudo igual.
Aos 33 minutos, Thalys toca para Luis Guilherme, que domina, conduz a bola e bate colocado de fora da área para virar a partida. Até o final do jogo, o Palmeiras controlou a partida esperando o final, aproveitando-se do nervosismo da equipe gremista. Com essa conquista, o Palmeiras atinge a Tríplice Coroa, pois neste ano venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil sub-17.