Com dificuldades financeiras o São Paulo luta para diminuir os gastos em 2023. Atualmente tendo a quinta maior folha salarial do Brasil, a diretoria do Tricolor projeta a diminuição de pelo menos 30% deste valor, a partir do ano que vem.
Para isso o time paulista pretende liberar jogadores sem espaço no elenco treinado por Rogério Ceni e contratar reforços pontuais. Até o momento deixaram o São Paulo cinco atletas em fim de contrato: o zagueiro Miranda, o lateral-esquerdo Reinaldo, o volante Andres Colorado e os atacantes Marcos Guilherme e Eder.
Somente com os jogadores que já saíram do clube, o Tricolor economizou cerca de R$ 2,5 milhões por mês com salários. A ideia, no entanto, é reduzir ainda mais os custos. De acordo com um levantamento realizado pelo site GOAL, a folha de pagamento do São Paulo gira em torno de R$ 19 milhões mensais.
Deste modo outros profissionais com alto salário no Tricolor também devem deixar a equipe, em 2023. Os meias Nikão e Patrick são vistos como possíveis moedas de troca. Enquanto que o veterano Rafinha, com vínculo válido somente até dezembro, ainda não acertou uma renovação contratual e também pode se despedir do São Paulo.
São Paulo busca estratégias para contratar reforços em 2023
A ideia do Tricolor é montar um time qualificado para a próxima temporada, mesmo sem muitos recursos financeiros. Para isto o São Paulo busca modelos criativos de negócio, a fim de adquirir novos reforços. A troca de jogadores é uma destas estratégias. O objetivo é ter um elenco enxuto, mas competitivo, em 2023.