22.3 C
Araçariguama
sábado, 19, abr/2025

Turquia ataca Síria e é condenada por EUA e Rússia –


A nova onda de ataques da Turquia contra posições curdas no norte da Síria provocou críticas de Estados Unidos e Rússia, os dois maiores aliados de Ancara.

Ao todo, segundo o Ministério da Defesa turco, foram 89 alvos atingidos no domingo 20. A operação, na qual morreram 31 pessoas, de acordo com uma organização que monitora a situação na Síria, aconteceu nas regiões do norte do Iraque e da Síria, “usadas como bases para ataques de terroristas em nosso país”, afirmou o ministério.

Os ataques são em resposta ao atentado atribuído a curdos em Istambul há uma semana, que deixou seis mortos e mais de 80 feridos. A Turquia culpa o Partido dos Trabalhadores do Curdistão pelo atentado de Istambul, o mais violento em cinco anos no país.

O Departamento de Estado dos EUA pediu uma “desescalada” na situação milita,r e o Kremlin, apesar de “reconhecer as preocupações de segurança de Ancara”, requisitou “comedimento” na operação. Os dois países informaram que não desejam a “desestabilização do norte da Síria”.

Os curdos são a maior etnia sem país do mundo, espalhados pelo Oriente Médio. Na Turquia, são oposição ao governo central há décadas e classificados como terroristas.





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.