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segunda-feira, 12, maio/2025

Confira estas 5 dicas para evitar o burnout profissional


As grandes exposições de estresses pessoais e profissionais podem levar uma pessoa ao burnout, quando apresenta intensos episódios de exaustão emocional, baixa produtividade em tudo o que faz e ausência de motivação, fatores que afetam diretamente a qualidade de trabalho.

A condição do burnout afeta a pessoa que está passando por dificuldades e pode alcançar até mesmo o nível de convivência com os colegas de trabalho.

Por conta disso, as empresas precisam estar sempre em movimento, procurando medidas para que o ambiente de trabalho produza um bem-estar maior a seus funcionários, fazendo com que consigam evitar alcançar os altos níveis de estresse.

5 condições para evitar o burnout no ambiente de trabalho

A empresa de software Factorial, auxiliando a gestão dos Recursos Humanos, alerta essas 5 condições para evitar o burnout no ambiente de trabalho:

1. Fazer pausas durante o dia de trabalho
A comunicação entre os colaboradores no dia a dia é ideal para que o trabalho ocorra de forma espontânea por parte de todos. Para as pausas no trabalho, poderá ser decidido entre os funcionários que sejam feitos pequenos momentos de distração, o que resulta em ambientes mais leves.

2. Priorizar a flexibilização no trabalho
O home office, atualmente, é o que está em evidência para muitos funcionários, mas isso não significa que o trabalho seja flexível. Além de conceder aos colaboradores a opção de trabalhar no modelo remoto, as empresas podem oferecer a possibilidade de trabalho em horários flexíveis, fugindo do padrão.

3. Ofereça feedbacks que possam agregar ao crescimento
A boa comunicação entre o chefe da equipe e os colaboradores é indispensável para um relacionamento saudável. Os chefes precisam sempre estar dispostos a conceder apoio e orientação aos trabalhadores que podem estar se sentindo inferiores no ambiente de trabalho.

Por isso, o ideal é que cada funcionário esteja ciente da diferença que faz para a empresa, que deve sempre conceder elogios quando seus colaboradores fizerem um bom trabalho.

4. Respeitar quando o funcionário está de folga ou de férias
As férias e as folgas dos colaboradores precisam estar em harmonia com a empresa. O momento do descanso é primordial para que o colaborador se recupere da rotina de trabalho.

5. Priorizar a inteligência emocional no ambiente de trabalho
Como prevenção ao burnout, as empresas precisam promover um ambiente empático para os colaboradores e praticar a inteligência emocional. A estratégia vai contribuir para que as pessoas entendam sua importância como parte da empresa e se sentirão valorizadas por isso.



Fonte: R7.com

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