27.3 C
Araçariguama
sexta-feira, 28, mar/2025

Você conhece a COP27? A conferência é focada nas mudanças climáticas; veja alguns pontos abordados no Bit



Para quem acha que o planeta é infinito, é melhor começar a se ligar. Na COP 27, Conferência de Mudanças Climáticas feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), discussões sobre o futuro da Terra começam a preocupar.

Crise climática da Terra fica evidente com fotos impressionantes
Crise climática da Terra fica evidente com fotos impressionantes. (Imagem: Pixabay)

COP 27 traz novos alertas para o futuro do planeta

A última Conferência de Mudanças Climáticas, a COP 27, feita pela ONU neste na cidade de Sharm El-Sheikh no Egito, levantou novas questões e reforçou outros pontos antigos para a preservação da Terra.

Ativistas, políticos e representantes governamentais de todo o mundo estiveram presentes na ocasião e o ponto principal foi: o mundo está mesmo mais hostil, perigoso e finito.

Também foi pontuado que a principal maneira de conseguir “atrasar” um pouco o fim do mundo é que os países cumpram à risca o acordo feito em Paris em 2015 sobre a diminuição da poluição.

Para isso, será necessário a superação de dramas internos e também as rixas que existem entre países, tudo pelo bem maior.

Países em desenvolvimento (o Brasil, incluído na lista), tiveram um embate duro com os países desenvolvidos para a criação de um fundo “perdas e danos” visando compensar toda a devastação que estes países sofreram.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a criação deste fundo para os países mais pobres foi um passo importante “em direção à justiça”.

Ainda não definiram como o fundo irá funcionar e quem poderá usufruir, mas ficou acertado que os países que mais poluem deverão pagar mais pelo fundo, e o valor será usado por países em desenvolvimento que poluem menos.

Hora de encarar o aquecimento global

No acordo de Paris de 2015, ficou acertado que os países iriam ajudar a limitar o aquecimento global a cerca de 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Entretanto, até agora, o planeta está aquecido em 1,2 grau Celsius, mostrando que temos pouco espaço de manobra.

Para a ciência, é muito claro o que deve ser feito para mitigar o aquecimento generalizado no mundo: minar o uso de combustíveis fósseis como petróleo e gás.

Ativistas apontaram algumas brechas no que tangem às responsabilidades dos países de cumprirem com o acordo e o próprio secretário-geral da ONU concorda:

“O problema é que os critérios e pontos de referência para esses compromissos net-zero têm níveis variados de rigor e brechas amplas o suficiente para conduzir um caminhão a diesel”

Ano que vem, a COP 28 será nos Emirados Árabes Unidos e promete novos embates, até porque, o mundo habitável como conhecemos é um só.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui






Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.