20.2 C
Araçariguama
sexta-feira, 25, abr/2025

Black Friday flopou? Clientes reclamam de propaganda enganosa


A Black Friday 2022 ocorreu na última sexta-feira (25) e não empolgou os consumidores brasileiros, segundo mostra análise do Reclame Aqui, site que é referência no setor de comércio eletrônico. Durante a data comercial, a plataforma recebeu quase 10 mil reclamações durante três dias, com o principal tema sendo “propaganda enganosa” por parte das lojas.

Do total de 9,3 mil reclamações recebidas de quarta até sexta, 17,96% dos casos envolviam propaganda enganosa, segundo O Reclame Aqui. O tema inclui diferentes tipos de situações que tiraram os consumidores do sério durante a Black Friday, incluindo cancelamento de pedidos com produtos em promoção, alterações de valores repentinas e cupons que não funcionavam.

Reclame AquiFonte: Reclame Aqui

Outro tema que rendeu reclamações foi a entrega: com cada vez mais varejistas investindo em delivery rápido, 15,69% das reclamações registradas na plataforma incluíam casos de atrasos na chegada do produto até o cliente.

Lojas que receberam mais reclamações na Black Friday

O Reclame Aqui também montou um ranking com as empresas que mais receberam reclamações na plataforma durante a Black Friday 2022. Isolada na liderança, a Magazine Luiza obteve 410 reclamações de consumidores entre quarta e sexta.

Reclame AquiFonte: Reclame Aqui

O ranking segue com a Amazon no segundo lugar, com 209 reclamações. As Casas Bahia obtiveram 192 casos registrados no Reclame Aqui. Americanas e Shopee também aparecem no Top 5 de lojas com mais casos de reclamações.

Influência da Copa do Mundo

Um dos motivos que gerou reclamações na Black Friday de 2022 foi a ausência de grandes descontos em certos produtos, de acordo com o Reclame Aqui. Além disso, a Copa do Mundo, que neste ano está ocorrendo entre novembro e dezembro, também teria reduzido o interesse pela data comercial.

Segundo explica o Reclame Aqui, o ticket médio de alguns produtos acabou subindo justamente no dia da Black Friday, o que levou o interesse do público para produtos mais baratos, como roupas.” Apesar de os tickets mais altos de compras terem se elevado durante a sexta-feira oficial de Black Friday, eles não conseguiram acompanhar a demanda por artigos mais baratos, como calças, blusas, tênis e perfumes”, explica a plataforma.

Em uma temporada de descontos com promoções modestas e Copa do Mundo, a grande estrela acabou sendo o Pix, que segue em crescimento. Segundo o Instituto Reclame Aqui, o meio de pagamento digital já é utilizado por 24,6% dos brasileiros, perdendo apenas para o cartão de crédito (58,6%).



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.