27.2 C
Araçariguama
quinta-feira, 27, mar/2025

prova para universitários tem questão sobre ‘dominação masculina’


Uma questão do Enade 2022, avaliação realizada anualmente para acompanhar a qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil, abordou a “dominação masculina” na sociedade. A prova foi aplicada no domingo 27.

Conforme a questão da avaliação, o “patriarcado é composto de diferentes estruturas que se conectam na reprodução das desvantagens e da vulnerabilidade das mulheres nas sociedades contemporâneas”.

Segundo a prova, as mulheres são vítimas de uma série de “estruturas de dominação” na sociedade “machista” que provocam violência sexual e a exclusão política. “O feminino convencional está associado à domesticidade e à aceitação, pelas mulheres, da autoridade masculina”, informa trecho do Enade.

A prova cobra do aluno duas questões com viés de esquerda: a) discorra sobre a relação entre o patriarcado estrutural e a desigualdade entre homens e mulheres; b) proponha duas ações do Estado para o enfrentamento dos diferentes tipos de violência contra a mulher.

A autora do texto usado no Enade se chama Flávia Biroli. Professora da Universidade de Brasília, a docente é feminista, ataca o governo do presidente Jair Bolsonaro e defende o aborto, conforme publicações em suas redes sociais.

Leia também: “É proibido ser de direita nas universidades”, reportagem publicada na Edição 139 da Revista Oeste





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.