21.7 C
Araçariguama
sexta-feira, 25, abr/2025

Estado Islâmico anuncia morte de seu líder


O líder do grupo extremista Estado Islâmico (EI), Abu Hassan al-Hashimi al-Qurashi, morreu nesta quarta-feira, 30, enquanto “lutava contra os inimigos de Deus”. A informação foi confirmada por Abu Omar al Mohajer, porta-voz do grupo, em uma mensagem de áudio publicado no Telegram.

“Lamento anunciar aos muçulmanos e aos soldados do califado islâmico a morte do príncipe dos crentes, Abu Hassan al-Hashimi al-Qurashi, durante uma batalha em que ele combatia os inimigos de Alá”, afirmou al Mohajer.

Ainda na mensagem de áudio, o porta-voz do grupo jihadista anunciou que um novo “califa dos muçulmanos” foi escolhido. Assim como os antecessores, o novo dirigente inclui em sua alcunha o sobrenome al-Qurashi, referente à tribo do profeta Maomé, de quem o autoproclamado líder deve ser descendente.

Outras mortes

Este é o segundo líder do Estado Islâmico morto neste ano. Em julho, o líder do grupo extremista na Síria, Maher al-Agal, morreu em um ataque com um drone das Forças Armadas dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo Pentágono. Al-Agal morreu quando pilotava uma motocicleta perto de Jindayris, no noroeste de Aleppo — perto da fronteira com a Turquia.

Segundo as informações de Al Mohajer, um dos principais auxiliares do líder extremista também foi atingido, mas sobreviveu. O relato foi confirmado pelo porta-voz do Comando Central do Departamento de Defesa, tenente-coronel Dave Eastburn, à agência de notícias France-Presse.

“O EI continua a representar uma ameaça para os EUA e seus parceiros na região”, acrescentou o coronel Joe Buccino, porta-voz do Comando Central dos EUA. “O comando mantém uma presença suficiente e sustentável na região e continuará a combater ameaças contra a segurança regional.”





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.