22.3 C
Araçariguama
sábado, 19, abr/2025

Congresso abre brecha para aumentar Orçamento


O Congresso Nacional abriu uma brecha para aumentar o Orçamento de 2023, mesmo sem contar com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Gastança. Nesta quarta-feira, 30, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou um parecer liminar da Lei Orçamentária Anual (LOA). O texto autoriza o aumento de despesas para 2023, incorporando o efeito de propostas ainda em tramitação no Congresso — antes mesmo da aprovação desses projetos, incluindo a PEC.

Caso não haja um acordo político, portanto, os parlamentares poderão aprovar o aumento do Bolsa Família e de outras despesas condicionadas ao Orçamento.

A aprovação de despesas condicionadas no Orçamento não garante o pagamento, mas diminui o tempo de votação da proposta orçamentária. Atualmente, o cronograma do projeto de Orçamento do ano que vem estabele votação até 19 de dezembro.

PEC da Gastança

A proposta, apresentada pela equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevê quase R$ 200 bilhões de gastos fora do teto constitucional em 2023, incluindo o Bolsa Família de R$ 600 e benefício extra para crianças de até 6 anos de idade.

A equipe do petista concordou em aumentar as emendas parlamentares em troca da aprovação da PEC. Líderes do Congresso, no entanto, cobram mais participações em ministérios e cargos no futuro governo.





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.