22.3 C
Araçariguama
sábado, 19, abr/2025

A resposta de Moraes à OAB


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu ao pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que advogados possam acessar inquéritos sigilosos da Corte. Desde o início das investigações, a defesa dos alvos do STF não puderam acessar os autos.

À OAB, Moraes informou que “as solicitações já foram analisadas pela Corte e alguns, deliberados”. “As decisões tomadas pela STF em relação aos pedidos apresentados garantem o pleno direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova”, argumentou Moraes.

Segundo o ministro do STF, os processos do inquérito sobre supostos atos antidemocráticas “são públicos”. Além disso, outros cinco pedidos de acessos citados já foram deferidos, de acordo com o ministro. Um deles foi negado, referente a um advogado que não tinha seu cliente entre os investigados.

Na quarta-feira 30, o presidente da OAB, José Alberto Simonetti, enviou a Moraes um ofício com 16 pedidos relacionados ao inquérito das “fake news” e de atos com “pautas antidemocráticas”, que estão sob relatoria do ministro. Simonetti o fez por causa da pressão de seccionais da OAB.

“Os presidentes seccionais trazem um pleito legítimo, fruto de cobrança de suas bases”, observou Simonetti, na peça enviada a Moraes. “A OAB Nacional vai amparar todas as seccionais e reforçar sua atuação para fazer valer as prerrogativas, que incluem a garantia constitucional de acesso aos autos e a impossibilidade de punição em decorrência do legítimo exercício da advocacia.”





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.