22.3 C
Araçariguama
sábado, 19, abr/2025

A categoria de habilitação D é dedicada a quais veículos? Entenda


A Carteira Nacional de Habilitação possui algumas categorias que são as responsáveis por mostrar quais condutores podem dirigir quais veículos. A categoria A, por exemplo, é dedicada aos condutores de motocicletas, enquanto a B é dedicada aos condutores de carros e veículos de passeio.

Mas você sabe quais veículos podem ser conduzidos por quem tem a categoria de habilitação D? É importante lembrar que para conseguir essa categoria é necessário antes ter as categorias B e C.

Categorias da CNH

A primeira categoria, é a ACC, ou Autorização para Conduzir Ciclomotor. Esses são veículos de duas rodas que chegam à velocidade máxima de 50 km/h.

Depois, vem a categoria A, dedicada a motocicletas, veículos de duas ou três rodas com mais de 50 cm³ cilindradas. É importante ressaltar que, para obter a categoria A, não é necessário ter a ACC, e essa categoria também permite a condução de ciclomotores.

Já quem tem a habilitação tipo B pode conduzir quadriciclos, automóveis e, até mesmo, motorhomes. Esse tipo de habilitação permite que você conduza todos os veículos de quatro rodas que tenham até 3,5 toneladas e com capacidade de, no máximo, nove passageiros, incluindo o motorista.

O tipo C, por sua vez, compreende todos os veículos citados na categoria B, com o acréscimo de veículos de carga não articulados. Ou seja, quem quer dirigir maquinas destinadas a carga e agrícolas, além de caminhões e tratores, é essa a categoria que precisa tirar.

Por fim, chegamos ao tipo de habilitação D. Quem tem essa categoria pode conduzir todos os veículos dos tipos B e C, mas além disso, também podem dirigir veículos de transporte, como micro-ônibus, vans e ônibus. A maior diferença é que esse tipo de habilitação pode levar mais que oito passageiros.

Essa categoria, então, é dedicada a pessoas que querem fazer o transporte de passageiros, como vans escolares e ônibus de turismo, por exemplo.

Isso porque existem regras específicas para quem faz esse tipo de transporte, já que precisa de uma maior atenção a segurança e noções básicas sobre os direitos do consumidor.

Mas além desses tipos já citados, também existe o tipo E. Essa habilitação é dedicada a aqueles que além dos veículos citados nas categorias B, C e D querem dirigir caminhões e carretas com reboque e semirreboque articulados.

Processo para adicionar a categoria D

Para aqueles que se interessam em adicionar essa categoria a sua habilitação, é importante saber que é necessário possuir a tipo B há, pelo menos, dois anos e a C há, no mínimo, um ano.

Além disso, o condutor não pode ter cometido infrações gravíssimas ou grave nos últimos doze meses e também não pode possuir reincidentes em infrações médias.

Para adicionar essa letra a sua CNH, não é necessário fazer as aulas teóricas ou a prova teórica. No entanto, é necessário fazer o exame toxicológico, aulas e prova prática.



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.