21.1 C
Araçariguama
segunda-feira, 28, abr/2025

Opep mantém corte na produção de petróleo


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e os seus aliados decidiram manter a atual política de redução da produção de petróleo. A decisão foi tomada no domingo 4, um dia antes de começar a valer o embargo da União Europeia ao óleo que chega da Rússia, por via marítima.

Em uma declaração depois da reunião realizada por videoconferência, os 13 membros da Opep e os dez países produtores independentes, entre os quais se inclui a Rússia, reafirmaram a decisão adotada em 5 de outubro, de manter a produção em 2 milhões de barris por dia.

A decisão “foi puramente motivada por considerações de mercado” e “necessária e correta para estabilizar os mercados globais de petróleo”, disse a Opep no comunicado, acrescentando que irá se reunir novamente em junho de 2023.

Apesar disso, o grupo salientou que a reunião poderá ser adiantada para “abordar a evolução do mercado”, caso seja necessário.

A decisão da Opep foi tomada poucas horas depois de os 27 países da União Europeia, em conjunto com as nações do G7 e a Austrália, terem chegado a acordo para estabelecer um teto máximo para o preço do petróleo russo, de US$ 60 por barril.

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou que a Rússia está preparada para as restrições que irão entrar em vigor.





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.