Segundo apurações realizadas pelo jornalista Jorge Nicola, o técnico Rogério Ceni se revoltou com a transferência do zagueiro Léo ao Vasco da Gama, concretizada nos últimos dias. Importante no esquema tático do treinador, o atleta foi negociado com o time carioca, por cerca de três milhões de dólares (R$ 16,5 milhões na cotação atual), que serão pagos ao longo de 36 meses (três anos).
Apesar de estar ciente sobre a possibilidade de transferência do defensor ao final da temporada, Ceni não aprovou a ideia de reforçar um rival brasileiro em potencial, tal como o Vasco, aportado pela empresa 777 Partners, que vem fazendo investimentos pesados para 2023.
A expectativa do comandante era de que caso Léo fosse vendido, deveria ser negociado com o futebol europeu. No meio do ano o Angers, da França, tentou a contratação do atleta por valores parecidos aos oferecidos pelo Vasco. Na época, porém, com o São Paulo brigando pelo título da Copa Sul-Americana, a diretoria optou por não perder o seu ativo.
Em 2022 Léo foi um dos jogadores mais utilizados por Ceni, na equipe do Tricolor. Ao todo o defensor disputou 58 confrontos na temporada e ficou atrás apenas dos atacantes Calleri e Luciano e dos meias Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Pablo Maia.
São Paulo busca reposição no mercado de transferências
Com a saída confirmada de Léo, o São Paulo volta as atenções para a contratação de um zagueiro, no mercado da bola. Nomes como o do brasileiro Felipe, do Atlético de Madrid, e do argentino Alan Franco, do Atlanta United, da MLS, são analisados. O primeiro, no entanto, possui interesse do futebol europeu e a operação é considerada mais difícil.
Já por Alan Franco, o Tricolor chegou a enviar uma proposta oficial, nesta terça-feira (20), e aguarda a resposta do time estadounidense. Internamente há a expectativa de que o zagueiro seja contratado nos próximos dias.
A ideia do São Paulo é concretizar a chegada de dois zagueiros, nesta janela de transferências. Isto porque, nas últimas semanas, além de Léo, o clube também confirmou a saída do veterano Miranda e do jovem Luizão, bastante utilizados em 2022.