Além da contratação do uruguaio Felipe Carballo, anunciado nesta última terça-feira (20), o Grêmio oficializou hoje (22) o reforço de Franco Cristaldo, meia argentino do Huracán, da Argentina. Após muita indefinição, o clube gaúcho confirmou o nome do armador de 26 anos, eleito o melhor jogador do último campeonato local.
Revelado pelo Boca Juniors, o jogador foi adquirido pelo Imortal por cerca de U$4,5 milhões (R$ 24 milhões), válido por 100% dos direitos federativos do atleta. Além do Boca, o meia ainda passou por Elche e Rayo Vallecano, ambos da Espanha. Desde 2020, Cristaldo passou a assumir a titularidade no Huracán, somando na temporada atual 42 jogos, 17 gols e 8 assistências.
Vale ressaltar que, assim como no caso de Carballo, o Tricolor contou com a ajuda de investidores para fechar com o armador argentino. Ademais, o clube ainda tenta a contratação do uruguaio Luis Suárez, que disputou a Copa do Mundo do Catar deste ano pelo Uruguai.
💎🇪🇪 O novo #ReforçoTricolor vem do Huracán, da Argentina, para fortalecer o Tricolor nos desafios desta temporada! Ele é Franco Cristaldo, meia de 26 anos, cria do Boca Juniors e com passagens pela Europa. Seja bem-vindo, hermano! pic.twitter.com/s8dadTDVNX
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 23, 2022
Franco Cristaldo é considerado o camisa 10 clássico
Meia de origem, Cristaldo joga preferencialmente centralizado como armador, recebendo a bola às costas da segunda linha de marcação do adversário. Atuando como um construtor, o atleta pode associar jogadas em espaços curtos, tabelando com os companheiros, além de ser muito efeito em lances de transição, mesmo não sendo um atleta veloz.
Além disso, o Grêmio viu no atleta um finalizador nato, tendo feito muitos gols de média distância no último Campeonato Argentino. Para finalizar, uma das melhores qualidades do meia é a capacidade de bola parada, sendo o principal responsável pela cobrança de faltas, escanteios e pênaltis no Huracán.