20.2 C
Araçariguama
segunda-feira, 23, jun/2025

Projeto pune preso que usar celular


Nesta quinta-feira, 22, retornou à Câmara dos Deputados para a apreciação das alterações o Projeto de Lei (PL) que torna mais rígidas as punições contra preso que usar celular dentro de presídios. O PL é oriundo do Senado e foi aprovado na Câmara dos Deputados em 23 de novembro.

O PL inclui no Código Penal o crime de usar ou manter aparelhos de comunicação enquanto cumprir pena em regime fechado. Caso o detento seja flagrado portando celulares estará sujeito a uma nova pena de detenção de 2 a 4 anos.

Já o crime de levar aparelhos para presos ou facilitar o acesso tem aumento de pena, passando da detenção de 1 a 6 meses para reclusão de 4 a 6 anos.

Caso o diretor do presídio ou os agentes penitenciários permitam que o detento mantenha um telefone celular na cela, incluindo os casos de posse de componentes e acessórios, os responsáveis podem pegar de 2 a 4 anos de detenção.

O PL também inclui no rol de crimes hediondos a criação de milícias. Nestes casos, a pena, que é de 4 a 8 anos de prisão, será de 6 a 12 anos de detenção. Nos crimes hediondos não cabe fiança, indulto ou anistia. Além disso, o acusado precisa cumprir o início da pena em regime fechado.

O projeto ainda determina que os governos federal e estaduais devem investir na construção de presídios que viabilizem a revista invertida, que consiste na submissão do encarcerado ao procedimento de revista antes e depois de haver recebido a visita.

 

 





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.