20.2 C
Araçariguama
segunda-feira, 23, jun/2025

Como será o fim do mundo? Cientistas conseguem prever; confira!


Os astrônomos identificaram, pela primeira vez, um exoplaneta que realiza um movimento em formato de espiral e está indo em direção ao seu Sol envelhecido, o que pode ocasionar uma colisão desastrosa.

Esses mesmos astrônomos pensam que o episódio pode ser um vislumbre de como será o fim do mundo algum dia. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Como os planetas morrem?

Por meio de um novo estudo publicado na última segunda-feira (19/12), uma equipe de cientistas estadunidenses afirmou esperar que o exoplaneta Kepler-1658b, que está condenado, possa finalmente explicar como os planetas morrem de acordo com o envelhecimento das suas estrelas.

Sabe-se que esse planeta está a 2.600 anos-luz da Terra e possui o codinome “Júpiter quente”.

Ainda de acordo com o estudo, que foi publicado no The Astrophysical Journal Letters, a órbita que o exoplaneta Kepler-1658b realiza em torno da sua estrela principal leva menos de 3 dias e vem se encurtando a cada ano.

Estima-se que a cada ano que passa, a órbita realizada pelo planeta condenado se encurta cerca de 131 milissegundos.

O pós-doutorando no Harvard-Smithsonian Center For Astrophysics, Shreyas Vissapragada, afirmou que:

“Se continuar a espiralar em direção à sua estrela na taxa observada, o planeta colidirá com sua estrela em menos de três milhões de anos.”

Além disso, ele também comunicou que:

“Esta é a primeira vez que observamos evidências diretas de um planeta em espiral em direção à sua estrela evoluída.”

A Terra terá o mesmo fim que Kepler-1658b?

Sobre isso, o centro de Astrofísica deixou um comunicado:

“A morte por estrela é um destino que aguarda muitos mundos e pode ser o último adeus da Terra daqui a bilhões de anos, à medida que nosso Sol envelhecer.”

Com isso, Vissapragada afirmou que, daqui a cinco bilhões de anos, o Sol sofrerá uma evolução e se tornará uma grande estrela vermelha. Também acrescentou que o destino do nosso planeta ainda é incerto.



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.