20.1 C
Araçariguama
domingo, 16, nov/2025

Guajajara vai ser ministra dos Povos Indígenas


A deputada eleita Sonia Guajajara (Psol-SP) deve ser a ministra dos Povos Indígenas. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, na terça-feira 27, mas deve ser anunciada oficialmente pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante esta semana. O petista ainda precisa divulgar o nome de 16 ministros.

O nome de Sonia foi um dos três enviados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil como sugestão para chefiar a pasta, que é uma novidade para a próxima gestão. Agora, a parlamentar eleita vai se encontrar com Lula.

Durante os trabalhos da equipe de transição, o petista chegou a considerar a possibilidade de criar uma secretaria para os indígenas, e não um ministério.

Contudo, as lideranças indígenas rebateram a ideia de Lula. A pasta deve trabalhar em conjunto com a Fundação Nacional do Índio, principalmente com o mesmo orçamento.

Natural de Arariboia, no Maranhão, Sonia se tornou uma das principais lideranças políticas do movimento indígena. Ela, inclusive, já discursou em cúpulas das Nações Unidades. Contudo, a deputada eleita possui diversos comportamentos polêmicos. No 7 de Setembro deste ano, Sonia deu uma “banana” para um quadro de dom Pedro II. Quem declarou a Independência do Brasil, no entanto, foi dom Pedro I.

“Independência para quem?”, perguntou Guajajara. “Queremos construir uma independência com liberdade, dignidade, comida, trabalho e bem viver.” Em 2018, Sonia também concorreu à Vice-Presidência da República, na chapa do então candidato Guilherme Boulos (Psol-SP).





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.