27.2 C
Araçariguama
quinta-feira, 27, mar/2025

Líderes mundiais pedem respeito à democracia; veja repercussão internacional – Notícias



A invasão dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, por manifestantes contrários à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi repudiada por presidentes e autoridades de vários países. Veja a seguir a repercussão internacional: 


Emmanuel Macron, presidente da França


“A vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada. Presidente @LulaOficial pode contar com o apoio infalível da França.” 



Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai


“Lamentamos e condenamos as ações realizadas no Brasil que ameaçam a democracia e as instituições.”




Guillermo Lasso, presidente do Equador


“Condeno as ações de desrespeito e vandalismo perpetradas contra as instituições democráticas de Brasília, pois atentam contra a ordem democrática e a segurança cidadã. Expresso o meu apoio e o do meu governo ao regime de @LulaOficial legalmente constituído.”



Pedro Sánchez, presidente da Espanha


“Todo o meu apoio ao presidente @LulaOficial e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente o assalto ao Congresso brasileiro e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática.”



Andrés Manuel López Obrador, presidente do México


“Condenável e antidemocrática a tentativa de golpe dos conservadores brasileiros incitados pelas lideranças do poder oligárquico, seus porta-vozes e fanáticos. Lula não está sozinho, tem o apoio das forças progressistas de seu país, do México, do continente americano e do mundo.”



Gustavo Petro, presidente da Colômbia


“Toda minha solidariedade a @LulaOficial e ao povo do Brasil. O fascismo decide atacar. Os direitos não têm conseguido manter o pacto de não violência. É hora urgente da reunião da OEA se ela quiser continuar vivendo como instituição e aplicar a carta democrática.”



Alberto Fernández, presidente da Argentina


“A democracia é o único sistema político que garante as liberdades e nos obriga a respeitar o veredito popular.”



Marito Abdo, presidente do Paraguai


“Estamos acompanhando com preocupação os acontecimentos que estão ocorrendo no Brasil. O caminho deve ser sempre o respeito às instituições, a democracia, a liberdade e a não violência.”



Gabriel Boric Font, presidente do Chile


“Ataque inapresentável aos três poderes do Estado brasileiro pelos bolsonaristas. O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse covarde e vil ataque à democracia.”



O secretário geral da ONU (Nações Unidas), António Guterres, condenou o “ataque de hoje às instituições democráticas no Brasil” após invasões de grupos radicais em Brasília.


“A vontade do povo brasileiro e das instituições do país deve ser respeitada”, disse por meio de publicação no Twitter neste domingo.


Guterres afirmou estar confiante de que isso irá ocorrer. “O Brasil é um grande país democrático”, completou.





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.