27.2 C
Araçariguama
quinta-feira, 27, mar/2025

O Julgamento contábil e a integridade



O Julgamento contábil e a integridade
Foto: Mikhail Nilov/Pexels

Chegamos ao final do ano de 2022, levantamos o resultado econômico da organização pela qual estamos ligados e o que notamos é um cenário influenciado pela economia atual brasileira, porém junto com ela a responsabilidade do contador pelo julgamento contábil que leva a classificação dos fatos. Este julgamento por sua vez se torna indispensável quando atentamos pelo resultado que ele se torna. 

A aplicação de indicadores econômicos, a confecção das demonstrações financeiras é o resultado dos fatores tangíveis que se realizou através de fatos durante o ano na empresa.

Porém um fator intangível que fica como segundo plano para os analistas e clientes internos e externos que recebem este resultado é o julgamento contábil, que se materializa com a análise técnica do contador responsável pelo fechamento econômico da organização.

Este fator intangível chamado julgamento contábil possui grande impacto no resultado pois se emitido de forma equivocada, a empresa pode vir a apresentar indicadores e demonstrações financeiras distorcidas.

O que fazer para que o Julgamento seja o mais próximo da realidade dos fatos ocorridos nas empresas?

O contador deve assumir uma postura investigativa, para que consiga cercar todas as informações que irão servir de base no seu julgamento contábil.

Podemos destacar algumas atitudes a serem considerados em suas atividades diárias que farão diferença na hora de realizar o julgamento contábil e tomar a decisão, como: 

1.  Sair da zona de conforto técnica
2.  Posicionar-se de forma etica em reuniões juntamente com o corpo técnico operacional até a alta diretoria trazendo uma integração com as diversas áreas da empresa.
3. Participar pontualmente de reuniões estratégicas que tratem de assuntos relacionados as vendas, pois a receita deve ser um fator a ser monitorado sempre.
4. Valorizar o controle interno na execução da técnica diária, pois é uma forma de enxergar os fatos tangíveis e discernir o rumo que a empresa está tomando.
5.   Monitorar as contas contábeis por meio de analise econômicas e financeiras.

O resultado econômico reflete a integridade da profissão contábil, pois os fatores intangíveis do julgamento contábil que levam ao resultado contábil tangível são realizados através de acompanhamento, monitoramento e checagem.

A empresa terá vantagem competitiva possuindo um profissional capaz de influenciar a tomada de decisão de sócios e acionistas trazendo informações chaves e complementares.

Um profissional preparado e com a visão ajustada da profissão é o resultado acredite!

Por: Alessandra de Deus – Contadora| Analista| Consultora em projetos de Controladoria



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.