20.5 C
Araçariguama
quinta-feira, 17, jul/2025

Vendas do varejo recuam 0,6% em novembro de 2022


Sob a pressão da inflação – decorrente do aumento de preços dos combustíveis – aliada ao resultado frustrante da promoção anual ‘Black Friday’, as vendas do varejo nacional acabaram recuando 0,6% em novembro último, em relação ao mês anterior, conforme mostram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa quarta-feira (11). Já em comparação com novembro de 2021, o setor apresentou alta de 1,5%, além avanço de 1,1% no saldo acumulado do ano passado, até novembro.

Após registrar três meses seguidos de crescimento, o varejo não deverá ‘engatar’ novo ciclo de expansão, uma vez que o efeito positivo decorrente da combinação de incentivos fiscais com mercado de trabalho ‘aquecido’ deve ser neutralizado pelos juros elevados e inflação idem.

No que se refere comércio varejista ampliado (que abrange veículos, motos, partes e peças e material de construção), as vendas recuaram os mesmos 0,6% sobre o mês anterior.

Das oito atividades pesquisadas pelo instituto, seis exibiram recuo em novembro, a exemplo da redução de 5,4% do volume de vendas de combustíveis e lubrificantes, e de 3,4% para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, acentua que “novembro foi o primeiro mês em que os preços dos combustíveis voltaram a crescer após uma sequência de deflação que se iniciou em julho do ano passado”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. Na mão inversa, enquanto vigorou, a redução da alíquota do ICMS sobre os combustíveis, no ano passado, contribuiu para ‘segurar’ os preços da economia, pelo menos, por alguns meses.

Sobre o Black Friday, ocorrido no final de novembro último, Santos comentou que a campanha não exerceu impacto significativo sobre o comércio varejista, ante à constatação de baixo volume de vendas de equipamentos e material de escritório, após apresentar dois meses marcados por forte crescimento. “As condições macroeconômicas, como a falta de crescimento de crédito, a alta dos juros, a estabilidade do valor do Auxílio Brasil e a volta da inflação, acabam impactando a renda das famílias e diminuem o consumo”, acrescentou o gerente da pesquisa.



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.