O São Paulo chegou a um acordo pelo empréstimo do zagueiro Guilherme Matheus ao Azuriz, do Paraná. O defensor de 20 anos de idade havia retornado ao Tricolor, após ter atuado pelo time sub-20 do Ceará na última temporada, mas não foi aproveitado.
Guilherme Matheus ainda não chegou a estrear profissionalmente. O jogador chegou ao São Paulo em 2019 e colecionou alguns bons momentos na base de Cotia, tendo sido campeão paulista pela equipe sub-17.
Em 2022, pelo sub-20 do Ceará, o zagueiro foi titular na boa campanha do Vozão ao longo do ano. O Alvinegro foi vice-campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Cearense, na categoria. Ao todo Guilherme Matheus disputou 22 partidas e marcou quatro gols.
“Foi uma experiência positiva. O clube me recebeu muito bem e pude desenvolver o meu futebol da melhor forma. Essa temporada me fez crescer tecnicamente, psicologicamente, e amadurecer em diferentes aspectos”, comentou o jovem sobre a passagem pelo Ceará.
Metade dos zagueiros do São Paulo foram formados em Cotia
Para 2023 o São Paulo conta, atualmente, com seis zagueiros no elenco profissional. Deles, apenas três não foram formados nas categorias de base do Tricolor: os estrangeiros Arboleda, Ferraresi e Alan Franco. Os outros defensores que compõe o grupo do técnico Rogério Ceni são Diego Costa, Lucas Beraldo e Walce. Todos crias de Cotia.
Além deles Ceni analisa os jovens do São Paulo na Copinha e deve promover mais um zagueiro ao time principal, após o encerramento do torneio. Trata-se do jovem Ythallo. Com 1,93m de altura o atleta possui qualidade com a bola nos pés, característica fundamental no estilo de jogo do treinador.