30.7 C
Araçariguama
sexta-feira, 28, mar/2025

Quem pode receber o Benefício de Prestação Continuada? – Jornal Contábil


Vão poder receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), os idosos e pessoas com deficiência que não conseguem se sustentar financeiramente. Elas terão direito de ganhar um salário mínimo todo mês, pago pelo governo federal.

Leia Também: Caso Americanas: O que é Risco Sacado?

Quais os requisitos para receber o benefício?

  • Ser idoso ou pessoa com deficiência;
  • Renda familiar de até 1/4 do salário-mínimo (R$ 330,00 em 2023) por pessoa que vive com o requerente;
  • Parecer favorável de um assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da região quanto à necessidade do benefício;
  • Estar devidamente inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Embora seja pago pelo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o BPC não é o mesmo que aposentadoria, pois você só precisa comprovar a condição de incapacidade e atender ao limite da renda per capita para começar a receber.

O BPC é destinado para quem nunca contribuiu junto ao INSS, ou não possui o tempo necessário de recolhimentos para aposentar-se.

Quais os documentos necessários para pedir o BPC?

Para que a pessoa possa requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC), precisará apresentar o Cadastro de Pessoa Física – CPF, se já o possuir e, pelo menos, um dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de identidade; ou
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS.

O requerente deverá apresentar também o comprovante de residência e os documentos de identificação dos componentes da família.

Avaliação do BPC

As pessoas com deficiência precisarão comprovar estar incapacitadas para o trabalho e que não conseguem manter a si mesmo e à sua família. Inclusive será verificado se sua família não possui renda para conseguir mantê-lo.

Neste caso, será feita  uma análise psicossocial da deficiência, observando todos os aspectos da pessoa humana e suas condições frente ao dia a dia e o seu trabalho e sobrevivência.

A avaliação é além de médica. É também uma avaliação social realizada por assistentes sociais do INSS.

Leia Também: Alerta! Prazo para empresas aderirem ao Simples Nacional acaba dia 31

Como solicitar?

Para você solicitar o benefício precisa estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

  • Acesse o Meu INSS e faça login;
  • Escolha a opção Agendamentos/Requerimentos;
  • Clique em “novo requerimento” > “atualizar”,  atualize os dados que achar pertinentes, e clique em “avançar”;
  • Digite no campo “pesquisar” a palavra “deficiência” e selecione o serviço desejado;
  • O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação;
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

Todavia, se preferir, pode ser feito um atendimento presencial em uma das agências da Previdência. Antes, faça um agendamento através do telefone 135, de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília). 



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.