27.3 C
Araçariguama
sexta-feira, 28, mar/2025

você sabe o que é e como ele funciona?


O fim do mundo, ou Apocalipse, é um assunto que comumente está sendo discutido e debatido por pessoas ao redor de todo o mundo. Porém, apesar das diversas teorias e especulações sobre o tema, nada é tão certo e provável que esse evento de fato aconteça.

Apesar disso, existem alguns fatos que, quando são colocados na mesa, começam a fazer sentido e te deixam pensativo, indagando se aquilo realmente é verdadeiro ou só mais uma teoria.

Nesse contexto, diretores do Boletim dos Cientistas Atômicos (Bulletin of the Atomic Scientists, no nome original), uma organização relacionada à Universidade de Chicago, desenvolveram um relógio simbólico que pode calcular que horas o fim do mundo deve acontecer.

Para isso, foram analisadas evidências científicas e alguns fatos sobre acontecimentos do passado. Saiba mais informações sobre o Relógio do Apocalipse a seguir.

Conheça o Relógio do Apocalipse

Os diretores que criaram o relógio o ajustaram pela última vez em janeiro de 2022. No entanto, após a invasão da Rússia na Ucrânia, promovendo a guerra, o relógio passou por uma nova avaliação em março do mesmo ano. Esta invasão é considerada, pelos diretores, como um “cenário de pesadelo”.

O texto original que fala sobre o relógio do Apocalipse e seu desenvolvimento foi divulgado no ano de 2002, ou seja, há mais de 20 anos. Em uma parte do texto, eles dizem o seguinte:

“Quando o Relógio marca 100 segundos para meia-noite, estamos todos ameaçados. O momento é perigoso e insustentável, e a hora de agir é agora.”

A criação do Relógio do Apocalipse iniciou-se em 1947 a fim de medir os perigos de catástrofes nucleares que podem acontecer em todo o mundo.

Entretanto, nos dias atuais, além dessas catástrofes, outras categorias foram incluídas na medição do relógio, como pandemias e mudanças climáticas em razão dos últimos acontecimentos no mundo.

Sobre a criação do relógio 

Em 1947, os cientistas desenvolveram o Relógio do Apocalipse, por conta da Segunda Guerra Mundial. Na época, ele servia para medição da capacidade de aniquilação das bombas nucleares, tanto em Nagasaki quanto em Hiroshima.

O relógio, naquele ano, foi acertado faltando apenas sete minutos para a meia-noite, que acabou por simbolizar a hora do fim do mundo.

De lá para cá, outros acontecimentos perto deste horário corroboraram para que esta teoria, quanto ao horário, estivesse cada vez mais certa. Acontecimentos como a queda do muro de Berlim, uma música do Iron Maden e até um videoclipe de Sting são alguns destes exemplos.

“O que aprendemos com o Relógio do Apocalipse é que nossa capacidade de lidar com essas crises provavelmente está pior do que nunca”, escreveu SJ Beard, pesquisador, para a BBC, no ano passado.



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.