27.2 C
Araçariguama
quinta-feira, 27, mar/2025

COAF sai do Banco Central e vai para o Ministério da Fazenda


O governo Lula divulgou, nesta sexta-feira 13, a MP 1.158/23 que determina que o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) responderá ao ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad.

O órgão, responsável por prevenir e combater lavagem de dinheiro e corrupção, estava sob o comando do Banco Central.

Durante o governo Bolsonaro, o COAF, que era liderado pelo ministério da Economia, chegou a ser transferido para o ministério da Justiça, na época liderado pelo ex-juiz e senador eleito Sérgio Moro (União Brasil-PR). Mas, logo depois, se tornou vinculado ao Banco Central, para o qual respondia até então. 

O atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tinha feito duras críticas à primeira mudança, argumentando que o Coaf não deveria ficar sob “as ordens de um político”, fazendo referência a Moro. 

Com o anúncio de que seria feita a transferência da presidência do órgão, no governo Lula, Moro questionou, em redes sociais, “Qual seria o motivo técnico que levou o novo governo a transferir o COAF do Banco Central autônomo para o Ministério da Fazenda político?”. 

Na quinta-feira 12, quando anunciou medidas de “recuperação fiscal”, Haddad confirmou que o órgão de inteligência ficaria sob o comando da Fazenda.





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.