20.5 C
Araçariguama
quinta-feira, 17, jul/2025

Dino tenta justificar atuação de ministério, que sabia de atos


Um dia depois de Ibaneis Rocha, governador afastado do Distrito Federal (DF), revelar que o ministro da Justiça sabia das manifestações em Brasília, Flávio Dino tentou justificar pelas redes sociais a possível omissão da pasta.

Segundo Dino, “o Ministério da Justiça não comanda policiamento ostensivo nem segurança institucional. A não ser em caso de intervenção federal, que ocorreu na tarde do dia 8”, publicou em resposta às acusações.

Dino sabia, disse Ibaneis

Durante depoimento à Polícia Federal (PF) realizado na sexta-feira 13, Ibaneis disse ter recebido uma mensagem do ministro relatando preocupação com a chegada de manifestantes na capital federal.

Em ofício enviado no sábado 7 ao governador do DF, Flávio Dino revelou ter sido alertado pela PF. A corporação mencionou a “intensa movimentação de pessoas que, inconformadas com o resultado das eleições de 2022”, organizavam caravanas de ônibus para Brasília.

“O referido movimento teria a intenção de promover ações hostis e danos contra os prédios públicos dos ministérios, do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e, possivelmente, de outros órgãos, como o Tribunal Superior Eleitoral”, alertou o ministro, no documento divulgado pelo site O Antagonista.

Intervenção federal no DF

A intervenção federal foi instalada por Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de domingo, depois das invasões às sedes dos três Poderes. O documento é válido até 31 de janeiro.

Na ocasião, Dino apontou a responsabilidade do governo do DF pelo policiamento da região. “Quem tem que fazer a segurança do DF é a polícia do DF, que não fez. Por incompetência e má-fé das pessoas que cuidam da segurança do DF”, disse ao anunciar a intervenção.





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.