18.6 C
Araçariguama
quinta-feira, 10, jul/2025

Quer se aposentar? 5 erros que você não pode cometer para chegar lá.


Todo trabalhador sonha em, algum dia, conseguir se aposentar e poder desfrutar de uma vida mais tranquila. No entanto, com a reforma da Previdência, muitas pessoas estão confusas sobre como e quando será esse momento.

Existe alguma forma de aumentar o valor que será recebido no benefício ou de adiantar o prazo para que ele seja pago?

Saiba que algumas atitudes podem sim influenciar no cálculo, por isso, não ter um planejamento pode custar muito caro. Veja aqui 5 erros que você não deve cometer quando for fazer o seu.

1. Não se informar sobre as novas regras da Previdência

A reforma da Previdência tem trazido muitas mudanças desde 2019, quando começou a ser implementada, e suas regras complexas acabam confundindo muita gente.

Um dos erros mais comuns acontece na hora de escolher a modalidade da aposentadoria, afinal, muitas pessoas optam por receber o benefício logo que atingem os requisitos mínimos de idade e tempo de contribuição sem saber que esta costuma não ser a melhor opção para quem pretende receber um pouco mais.

O chamado Pedágio pode reduzir 50% do valor recebido nesses casos, então, conhecer as regras é fundamental para escolher a melhor modalidade de aposentadoria.

2. Falta de planejamento

Depois de conhecer as regras, escolha como deseja se aposentar e faça um planejamento para isso. Planejar é importante, pois vai levar em consideração sua idade, seu perfil e seus objetivos, permitindo que você se aposente com o maior valor possível para o seu caso.

3. Não se atentar à modalidade 

Existem três modalidades de aposentadoria: idade, tempo de contribuição e aposentadoria especial. Para cada trabalhador, uma delas pode ser mais indicada. Informe-se para saber qual a melhor opção para você ainda durante o seu planejamento.

4. Documentações e dados incorretos

Para solicitar a aposentadoria, é preciso apresentar documentos como carteira de trabalho, holerites, extrato do FGTS, comprovante de conta salário, rescisões, recibo de pagamentos.

É fundamental que estejam todos atualizados e com as informações corretas, inclusive o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que deve apresentar todas as contribuições realizadas e dados trabalhistas do segurado.

No caso de aposentadoria especial, é importante também apresentar o PPC com informação do tempo de atividade insalubre ou com periculosidade.

5. Pedir o benefício antes do tempo

Preste muita atenção sobre todas as regras e fique muito atento sobre a melhor hora de solicitar o seu benefício. Às vezes, esperar só mais um pouquinho pode ser muito vantajoso e a aposentadoria pode vir com um valor muito maior.

Se você tem dúvidas sobre a aposentadoria, procure um especialista para te ajudar nesse processo.



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.