O Bolsa Família é um programa social do governo brasileiro que tem o objetivo de combater a pobreza no país. Criado em 2003, o benefício tem ajudado milhões de pessoas a saírem da situação de extrema pobreza. Porém, para receber o valor, é preciso cumprir algumas condições obrigatórias pelo governo.
Com o benefício, as famílias brasileiras de baixa renda passam a ter mais recursos para alimentação, saúde e educação, além de ajudar a reduzir a desigualdade no país. No entanto, com a volta do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o benefício passará por alterações. Confira!
Identificação de possíveis irregularidades no benefício
Comandado por Wellington Dias (PT), o pente-fino irá identificar membros da mesma família que recebem cada um uma parcela do benefício. Com isso, o Bolsa Família terá espaço para famílias realmente necessitadas, que aguardam há muito tempo na fila.
Os requisitos obrigatórios para receber o Bolsa Família serão:
- Frequência escolar mínima obrigatória de 85% para crianças e adolescentes;
- Atualização da carteira de vacinação;
- Pré-natal, no caso de gestantes;
- Lactantes também precisarão realizar o acompanhamento.
Além disso, existe uma especulação quanto ao retorno de um critério antigo do Bolsa Família. Trata-se daquele que define o valor pago às famílias dependendo da quantidade de pessoas. Porém, atualmente, o que se pode confirmar é o pagamento de R$ 600 independentemente da quantidade de pessoas na família.
Confira as datas de pagamento do benefício de janeiro de acordo com o final do NIS:
Datas de pagamento do benefício de janeiro
- 18/01 – Final de NIS 1
- 19/01 – Final de NIS 2
- 20/01 – Final de NIS 3
- 23/01 – Final de NIS 4
- 24/01 – Final de NIS 5
- 25/01 – Final de NIS 6
- 26/01 – Final de NIS 7
- 27/01 – Final de NIS 8
- 30/01 – Final de NIS 9
- 31/01 – Final de NIS 0