20.5 C
Araçariguama
quinta-feira, 17, jul/2025

Fiesp aprova destituição de Josué Gomes da presidência


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) aprovou, nesta segunda-feira, 16, a destituição do presidente da entidade, Josué Gomes da Silva. A decisão foi sacramentada em uma assembleia extraordinária.

A votação ocorreu à noite. Votaram pela destituição representantes de 47 sindicatos, enquanto dois se abstiveram e um votou contra. No início da reunião, havia 89 delegados de 80 sindicatos. Ao todo, a Fiesp tem 116 sindicatos, dos quais 86 assinaram o pedido pela realização da plenária.

O resultado da votação é questionado por aliados do empresário, que afirmam que a decisão não tem validade. Ao mesmo tempo, representantes dos sindicatos de oposição entendem que a plenária é válida. A oposição deve registrar as atas em cartório na terça-feira 17.

Se a destituição vier a ocorrer, o estatuo determina que o vice-presidente mais velho, Elias Miguel Haddad, deve assumir o cargo interinamente — pelo menos até que a direção da Fiesp se reúna.

Gomes assumiu a presidência da instituição em janeiro de 2022, substituindo Paulo Skaf, que ocupou o cargo por 17 anos. Elegeu-se com 97% dos votos.

Embora seja filho de José Alencar, vice-presidente do Brasil nos governos Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Fiesp garantiu, ainda no ano passado, que não teria preferência pela vitória do petista nas eleições presidenciais. “Viajava para Brasília como empresário”, explicou. “Papai cuidava de política e eu, dos negócios da família. Nossos negócios são privados.”





Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.