21.3 C
Araçariguama
quinta-feira, 10, jul/2025

Não é possível afirmar que ataques a torres de energia tiveram motivação política, diz ministro – Notícias



O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse, nesta terça-feira (17), que não é possível afirmar que os ataques a torres de transmissão de energia elétrica que aconteceram nas últimas semanas tiveram motivação política. 


“O que podemos dizer é que, pelo fato de vários eventos convergirem, nós entendemos que, por bem, é melhor nos adiantarmos a possíveis problemas mais graves, usando todos os instrumentos, e estarmos em posição de vigilância”, comentou. Torres de energia foram derrubadas e danificadas em Rondônia, Paraná e São Paulo nas últimas semanas.


Antes dos ataques de vândalos às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, uma torre de energia foi atacada no Maranhão, em dezembro. Silveira afirmou que a Polícia Federal já instaurou inquéritos para apurar os danos aos patrimônios e que as instituições darão “resposta vigorosa” aos “ataques à soberania nacional”.



“Estamos com vários inquéritos em andamento, vamos falar sobre isso em momento oportuno, mas o que posso dizer é que todas as medidas necessárias estão envolvidas para que a gente possa virar a página desses ataques e discutir assuntos importantes para o país.”


O ministro garantiu que, apesar dos ataques, as redes de transmissão não foram prejudicadas e não houve interrupção do fornecimento de energia. Por enquanto, destacou ele, os custos dos reparos estão sendo bancados pelas empresas.



Silveira se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Augusto Passos Rodrigues, para discutir as ações contra os ataques.


Para apurar e monitorar os casos, Silveira criou um grupo de trabalho conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).



Fonte: R7.com

ÚLTIMAS
outras notícias
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.