A brasileira Kamilla Cardoso chama cada vez mais a atenção do mundo do basquete. Neste domingo (7), a pivô foi o grande destaque na conquista do título da NCAA pela universidade de South Carolina.
Para ficar com o troféu, o time da Carolina do Sul bateu na decisão o Iowa, da sensação Caitlin Clark, pelo placar de 87 a 75. Esse troféu valeu o bicampeonato para a equipe, que terminou a disputa invicta, e também para Kamilla.
Cotada para ser escolhida no próximo Draft da WNBA, Kamilla foi eleita a MVP da decisão da NCAA depois de fechar a partida contra Iowa com um duplo-duplo de 15 pontos e 17 rebotes, sendo sete ofensivos, e três tocos.
“Quero deixar um recado para que as mulheres e as crianças no Brasil não desistam do basquete. Veja eu. Saí de Minas sem falar inglês. Hoje, sou bicampeã, vou para a WNBA, falo inglês e me formei”, celebrou a brasileira.
O retrospecto de South Carolina Gamecocks na temporada foi de 38 vitórias e nenhuma derrota sofrida. Impressiona ainda o mais o fato de, desde a temporada 2021/22, a equipe ter obtido incríveis 109 triunfos e apenas três reveses.
Depois da partida, o hall da fama Magic Johnson, um dos maiores nomes da história do basquete, foi até a rede social X para elogiar a pivô brasileira. O antigo armador elogiou uma “dominante” jogadora.
“Kamilla foi dominadora durante todo o torneio, e esse foi sua melhor apresentação com 15 pontos, 17 rebotes e três tocos na vitória de hoje. Ela mostrou muita compostura e teve um grande impacto no jogo!”, elogiou o ex-jogador do Los Angeles Lakers.
Agora, com o fim de sua passagem pela universidade de South Carolina, a brasileira Kamilla Cardoso tem como próximo passo na carreira o Draft da WNBA. De acordo com as projeções da ESPN, a pivô deve estar dentro do top-4 do próximo recrutamento.