O chef brasileiro João Diamante ganhou o prêmio de melhor projeto social do mundo com a iniciativa de capacitar jovens de favelas cariocas por meio da cozinha.
O reconhecimento veio do The 50 Best World Restaurantes, que reconheceu o “Diamantes na Cozinha”, como o melhor do mundo. Na iniciativa, João cria oportunidades culinárias e desenvolve o empreendedorismo para jovens em situação de vulnerabilidade.
“Ser nomeado Campeão da Mudança é um grande elogio e estou grato pela valorização do nosso trabalho”, disse o chef no Instagram.
Campeões da Mudança
O Prêmio Campeões da Mudança reconhece e celebra heróis anônimos que estão impulsionando uma sociedade mais inclusiva.
Além do projeto de João, o prêmio também reconheceu outras duas pessoas.
Caroline Caporossi e Jessica Rosval, da Itália, criaram um Programa de Treinamento Culinário para mulheres migrantes.
O Campeões da Mudança foi criado em 2021 e os vencedores recebem uma doação para continuar fazendo a diferença na vida de muita gente.
O chef agradeceu bastante o prêmio.
“Quando eu agradeço e digo que estou feliz , sobretudo receber esse reconhecimento na mesma edição que a melhor chef mulher do mundo, a brasileira @janainarueda1 , pessoa que admiro muito, tenho como grande referência”.
Diamantes na Cozinha
Desde 2016, João ajudou milhares de pessoas de meios vulneráveis a aprender habilidades na cozinha.
Além disso, as práticas empresariais ensinadas pela equipe do chef, ajudam a superar a pobreza e embarcar em uma nova carreira na gastronomia.
Segundo ele, o objetivo é usar a comida para evitar que jovens sigam caminhos vulneráveis.
No projeto, os alunos apresentam sobre hotelaria, segurança alimentar, marketing, vendas, inclusão, sustentabilidade e mais.
Os estudos são selecionados com base na vulnerabilidade econômica e psicológica, além de fatores como raça, gênero, status de monoparental e classe.
Em 2024, João abriu o Diamante Gastrobar, um restaurante formado por graduados da iniciativa.
Leia mais notícia boa
Gastronomia para mudar
No Instagram, João também agradeceu e dedicou o prêmio para todos aqueles que caminham com ele.
“Dedico também este prêmio a toda equipe do DNC, diretores, professores, monitores, voluntários, alunos e patrocinadores, sem vocês isso não seria possível”, finalizou.
Ele ainda destacou vários outros projetos que usam a gastronomia para mudar a vida de pessoas.
“Dizer a todos os projetos sociais que utilizam a gastronomia para impactar o mundo, em especial os brasileiros: juntos formamos um impacto gigantesco com a educação, gerando renda e empregabilidade, sobretudo dignidade através do conhecimento”.
Quem é João?
João Augusto Santos Batista, apelidado de Diamante, se interessou pela gastronomia durante o serviço militar obrigatório, quando tinha 17 anos.
Na Marinha do Brasil, trabalhou como cozinheiro de almirante. Depois de ganhar uma bolsa para estudar gastronomia, foi a Paris no Le Jules Verne, do lendário Alain Ducasse.
Embora tivesse oportunidade em Paris, ele decidiu voltar para o Brasil com um propósito: retribuir à sua comunidade.
Veja o post de agradecimento de João:
João Diamante fala sobre a iniciativa: