Uma misteriosa estátua de uma mulher romana, de aproximadamente 1.800 anos, foi encontrada e desenterrada por trabalhadores na construção de um estacionamento da mansão histórica Burghley House, na Inglaterra.
O motorista da escavadeira, Greg Crawley, notou um objeto pálido no meio da terra. Era a cabeça! Poucas semanas depois, perto do mesmo local, encontraram o busto de mármore.
Como as antiguidades acabaram enterradas lá, ainda é um mistério. As suspeitas vão desde um roubo mal sucedido até alguém ter simplesmente descartado a estátua e coberto com terra.
O trabalhador nem imaginava
Crawley disse que ficou chocado quando o balde escavador rolou sobre o que pensou ser uma grande pedra e um rosto apareceu.
“Não pude acreditar quando me disseram que era uma estátua romana de mármore”, contou.
“Foi uma sensação incrível ter encontrado algo tão antigo e especial – definitivamente a minha melhor descoberta”.
Ainda não está claro quanto tempo a peça permaneceu enterrada antes de ser encontrada.
Leia mais notícia boa
Veio da Itália
Os especialistas acreditam que a estátua foi comprada durante uma das duas viagens de um conde à Itália na década de 1760, “quando ele comprou muitas antiguidades”, segundo comunicado feito pela propriedade à imprensa.
Isso porque a estátua apresentava um tarugo de ferro adicionado posteriormente para fixá-la a um busto ou pedestal.
Essa adaptação era comum no final do século XVIII, feita por negociantes de antiguidades italianos para atrair aristocratas em viagens pelo país.
Estão em exposição
Todas as partes da relíquias foram limpas, examinadas e remontadas.
Elas também foram reportadas ao Museu Britânico, que mantém um banco de dados dessas descobertas.
Quem visitar o Burghley House vai encontrar o achado em exposição com a explicação sobre como a estátua foi encontrada, e ao lado de outras esculturas adquiridas pelo nono conde.