Em meio à devastação causada pelas enchentes em Santa Tereza, no interior do Rio Grande do Sul (RS), um idoso de 102 anos que estava preso em casa por dias foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
Teodorico Mezzomo ficou ilhado com uma parte da família na zona rural da cidade, uma área conhecida como Nova Esperança. As estradas que davam acesso ao local alagaram e se transformaram em rios de lama.
Felizmente, após várias tentativas, o resgate foi possível graças a uma pausa de dois dias de chuva. Teodorico agora está na casa de familiares em uma área considerada segura.
O foco é liberar estradas
Ainda assim, ir até Teodorico não foi fácil. A equipe de socorro precisou de um veículo grande para vencer toda a lama que ficou acumulada.
Segundo a prefeitura, o principal foco no momento é abrir as estradas que estão bloqueadas, mas ainda há previsão de mais chuvas.
A cidade, de pouco mais de dois mil habitantes, fica localizada a 150 quilômetros da capital Porto Alegre.
Leia mais notícia boa
Momentos de salvar vidas
Apesar dos danos materiais significativos, não houve registro de mortes na região.
A prefeita da cidade, Gisele Caumo, que se envolveu pessoalmente nos esforços de resgate, tem alertado à população que ainda está em áreas de risco para sair dos locais.
“Até o momento nós salvamos todas as vidas. É visível o tamanho dos prejuízos, mas o bem maior foi preservado e que assim a gente trabalhe para manter a vida de toda a nossa comunidade salva. Os bens a gente recupera, a vida não”, disse Gisele em publicação no Instagram.
Como ajudar?
Mas a história não termina aqui. O sul do Brasil ainda precisa do nosso apoio e solidariedade, e você também pode fazer a diferença na vida das famílias atingidas!
Participe da nossa vaquinha e contribua para que alimentos, água potável e produtos de higiene cheguem até os abrigos.
Doe pelo PIX
ajudars@sovaquinha.com.br
ou confira outras opções de doação pelo site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui.
A prefeita alerta sobre novas chuvas na cidade:
Com informações da CNN.